Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 - 17h20
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que foi um dos defensores da ‘PEC dos Soldados da Borracha’, disse que a indenização é uma pequena ajuda às famílias e o reconhecimento do governo pelo trabalho que esses seringueiros realizaram pelo Brasil durante a II Guerra Mundial na Amazônia.
Para Acir, a luta por uma indenização e pensões justas continua na Justiça. “Nossa intenção era proporcionar uma indenização maior e aumentar o valor da pensão, mas isso não foi possível neste momento”, salienta. “De todo modo, este reconhecimento do governo é uma conquista para os seringueiros”, completa Acir.
O vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia (Sindsbor), George Teles Menezes, o Carioca, disse que o pagamento da indenização será um alívio para o sofrimento de muitos seringueiros, que já estão em idade avançada, e aguardaram a vida inteira por esse reconhecimento. “Infelizmente, o valor da indenização é pequeno e deve acabar logo com tratamentos de saúde, pagamento de dívidas e ajuda aos familiares”, avalia Carioca.
Para que os soldados da borracha tenham uma indenização justa e o valor da pensão equiparado aos pracinhas que lutaram na II Guerra Mundial, o Sindsbor entrou com uma ação na Justiça Federal. “O reconhecimento do governo fortalece nossa ação judicial e tudo indica que vamos conquistar esse direito”, prevê Carioca.
Os soldados da borracha trabalharam na extração de látex na Amazônia, durante o esforço da 2ª Guerra Mundial, após acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)