Sábado, 22 de setembro de 2012 - 09h07
Membros do Tribunal de Contas e dos Ministérios Públicos de Contas e Estadual estiveram na UPA municipal que funciona na Zona Leste
Membros do Tribunal de Contas (TCE) e dos Ministérios Públicos de Contas (MPC) e Estadual (MP) estiveram, ontem sexta-feira (21), em visita à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município de Porto Velho, situada na Zona Leste.
Na ocasião, o conselheiro Paulo Curi Neto, o procurador do MPC, Adilson Moreira, e a promotora de Justiça da área de saúde, Emília Oyie, foram recebidos pelo secretário de Saúde de Porto Velho, Williames Pimentel, e pelo subsecretário Luís Eduardo Maiorquin, além de médicos e servidores que atuam naquela unidade.
O conselheiro e os representantes ministeriais obtiveram informações sobre os benefícios da implantação, na UPA municipal, do Hospub, sistema integrado de informatização de ambiente hospitalar que fornece soluções de tecnologia da informação para gerenciamento, gestão e controle social nas unidades de saúde.
O software, distribuído gratuitamente pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, facilita o atendimento hospitalar, farmacêutico e laboratorial, permitindo um controle on-line mais eficiente sobre todos os procedimentos médico-farmacológicos.
Desenvolvido há mais de 20 anos, o Hospub, para sua utilização em Porto Velho, sofreu alterações, em virtude das peculiaridades locais. Todo o trabalho ocorreu de forma integrada, envolvendo servidores e técnicos do município de Porto Velho e do Ministério da Saúde, segundo explicou o secretário municipal da Saúde.
Foram repassadas ainda ao TCE, ao MPC e ao MP informações sobre a otimização do trabalho clínico-hospitalar através da automatização dos procedimentos, especialmente quanto ao atendimento ao cidadão, através do Cartão SUS.
Durante a visita, foi abordada também a utilização do prontuário eletrônico, não só por sua visão ecológica, ao dispensar o uso de papel, mas também por propiciar a agilização dos procedimentos, maior exatidão de dados e segurança. Outro serviço ao cidadão proporcionado pelo sistema é a possibilidade de recebimento, via internet, de exames laboratoriais.
Além do programa, os representantes dos órgãos de fiscalização também verificaram as dependências físicas da UPA municipal, visitando diversos setores, entre os quais, a farmácia, o laboratório, recepção, salas de emergência e urgência, além das áreas e equipamentos destinados ao descarte dos resíduos e demais materiais produzidos na unidade.
Fonte: TCE-RO
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia
A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)