Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

TCE-RO concede a Medalha do Mérito de Contas ao presidente da Atricon


 
 

Foi aprovada na última sessão do Conselho da Medalha do Mérito de Contas do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) a concessão da honraria ao atual presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE).

 TCE-RO concede a Medalha do Mérito de Contas ao presidente da Atricon - Gente de Opinião

Instituída pela Resolução nº 57/2009, a comenda é uma forma de o TCE reconhecer e agraciar pessoas ou instituições que, por seus méritos, tenham contribuído, no exercício de seus cargos ou funções, para o conhecimento técnico ou jurídico referente ao sistema de controle externo brasileiro.

 

É o caso do presidente da Atricon, Valdecir Pascoal, que, no âmbito do controle externo, ocupou os cargos de Auditor de Contas Públicas e Auditor Substituto de Conselheiro, tomando posse como conselheiro do TCE de Pernambuco em 2005, ao assumir a vaga destinada à área técnica (auditores).

 

Formado em Direito, Economia e Administração, com pós-graduado em Direito Administrativo e Constitucional, o conselheiro Pascoal tem rica produção científico-literária, contando com obras importantes na área técnico-jurídica, entre as quais, “Direito Financeiro e Controle Externo”, “A intervenção do Estado no município: o papel dos Tribunais de Contas”, além de coautoria do livro “A fazenda pública à luz da atual jurisprudência dos Tribunais Brasileiros”.

 

Tem ainda participação ativa na divulgação e no incentivo ao aprimoramento jurídico, por meio de textos e artigos publicados por ele em jornais de notícias e revistas de grande circulação nacional.

 

Ainda em seu currículo, destacam-se trabalhos com foco na melhoria da administração pública, envolvendo diversas temáticas, entre as quais, o Programa de Qualidade e Agilidade dos TCs (QATC), ferramenta que tem contribuído significativamente para o aperfeiçoamento das Cortes de Contas brasileiras.

 

FÓRUM

 

Após ter seu nome aprovado de forma unânime pelo Conselho da Medalha do Mérito de Contas, o conselheiro Valdecir Pascoal receberá a honraria durante o VI Fórum de Direito Constitucional e Administração aplicado aos Tribunais de Contas, a ser realizado em Porto Velho nos dias 24 a 26 deste mês.

 

Pascoal também será um dos conferencistas do evento, com a palestra “O protagonismo dos Tribunais de Contas para efetividade e legitimidade da administração pública”, a ser ministrada no dia 25 de maio.

 

A programação do Fórum conta ainda com outras 14 palestras, envolvendo renomados juristas, doutrinadores e estudiosos do direito de vários estados do Brasil.


Fonte: Ascom / TCE

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)