Sexta-feira, 20 de abril de 2018 - 16h26

Mais três importantes indicadores, relativos à qualidade do ensino (Ideb), salário dos professores e investimentos em educação, foram acrescentados ao Tô no Controle (acesse aqui), enriquecendo ainda mais o portal idealizado pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) que apresenta dados e informações sobre diversas áreas dos 52 municípios, constituindo-se, assim, em um verdadeiro radiografia da realidade da administração pública municipal de Rondônia.
As novas atualizações integram o ícone “Educação”, que conta, entre outros, com informações compiladas do censo do Ministério da Educação (MEC) sobre essa área com riqueza de detalhes e gráficos explicativos, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI). Alguns dados têm atualização mensal e outros são relativos a 2017, já que as informações de 2018 ainda estão sendo encaminhadas pelos municípios.
Os novos dados foram apresentados à Alta Direção da Corte pela equipe do Tô no Controle, integrada por servidores da Secretaria de Gestão Estratégica da Presidência (Secgep) e da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e já estão disponibilizados ao cidadão.
Desse modo, ao clicar na opção “Educação”, é possível verificar informações como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de cada município, se este alcançou ou não a meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE) para o período, o número de escolas participantes e, entre estas, o Ideb de cada uma delas.
SALÁRIOS
Já na aba “Professores da rede municipal”, foi acrescida opção relativa aos salários dos profissionais, divididos conforme a carga horária (20h, 30h e 40h), detalhando-se ainda, entre outros aspectos, o número de professores do município e o salário médio mensal base e bruto.
No tocante a esse item, pode-se, ainda, fazer comparações entre os municípios que melhor remuneram seus profissionais, assim como verificar o crescimento salarial ao longo dos anos de 2014 até 2016.
Outra opção disponibilizada são os investimentos do município na educação, informando-se, por exemplo, quanto cada ente municipal gasta com aluno matriculado; sua posição entre os municípios rondonienses relativamente aos gastos com educação; os gastos verificados na manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), subdivididos conforme o nível de ensino (infantil, fundamental, médio, superior e profissional).
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves destina R$ 500 mil para o Circuito Rondônia de Pesca Esportiva em Guajará-Mirim
No último sábado (13), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou da etapa de Guajará-Mirim do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva,

O compromisso com a inclusão, a assistência social e a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência resultou em mais uma importante con

O Ministério das Mulheres intensifica sua atuação em Rondônia entre terça e quinta-feira, 10 a 12 de junho, com a chegada da ministra Márcia Lopes à

Dia Mundial do Idoso mostra os desafios enfrentados para a terceira idade
Criada pela ONU, 15 de junho é uma data voltada como forma de reflexão sobre o envelhecimento e as várias formas de violência contra as pessoas de
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)