Sexta-feira, 10 de abril de 2015 - 13h30
Os trabalhadores em educação municipais de Porto Velho suspenderam na manhã desta sexta-feira, dia 10/04, a greve iniciada ontem. A suspensão da paralisação se deu mediante a apresentação, pela Prefeitura, de um documento assinado pelo prefeito Mauro Nazif, pelo Secretário Mário Jorge Medeiros (Administração) e pela Secretária Francisca das Chagas Holanda Xavier (Educação), se comprometendo a cumprir a pauta mínima aprovada pela categoria no dia 1º de abril.
A pauta mínima consiste na concessão, com recursos do FUNDEB, de abono de R$ 80,00 a partir de 1º de setembro, a ser incorporado ao vencimento na data base da categoria em 2016, respeitando o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal; aumento de 50% no Auxílio Alimentação, passando de R$ 160,00 para R$ 240,00, a partir de abril de 2015; e reajuste salarial de 1% a partir de 1º de maio de 2015.
A Prefeitura também assegurou a criação de uma comissão formada por representantes da Semed e do Sintero com a finalidade de adequar a lotação dos profissionais da educação.
A direção do Sintero destaca que essa composição de reajuste com aumento de gratificação e concessão de abono, embora não atenda plenamente às necessidades dos trabalhadores em educação, ajuda a amenizar as perdas salariais e pelo que ficou esclarecido, está dentro do impacto suportável pela Prefeitura para efeito da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Diante da apresentação do compromisso por escrito e assinado pela Prefeitura, a direção do Sintero considerou vitoriosa a luta dos trabalhadores em educação. “É importante lembrar que nem sempre a gente obtém tudo o que reivindicamos. Mas a luta não acabou. Conseguimos um pouco agora, e vamos continuar lutando por salário justo e pela valorização da educação”, disse Manoel Rodrigues da Silva, presidente do Sintero.
le parabenizou a categoria, que se manteve unida e atendeu a todas as convocações do Sintero, que participou das assembleias e das manifestações. “A participação da categoria em peso nas atividades convocadas pelo Sintero bem como nos debates, na hora de definir a pauta e nas negociações, nos dão forças para lutar”, definiu Manoel.
Segundo o presidente do Sintero, vencida essa pauta o sindicato continuará lutando agora pelos demais direitos ados trabalhadores em educação, seja através das ações judiciais, seja nos processos administrativos.
Com a suspensão da greve, a categoria volta ao trabalho na segunda-feira, dia 13/04. A direção do Sintero aproveita para agradecer aos estudantes, aos pais e à comunidade pelo apoio e compressão, e por entender a necessidade da luta dos profissionais da educação.
Fonte: Ascom / Sintero
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)