Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Trabalho preventivo contra enchentes na capital


Apesar do período chuvoso, a prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), está limpando e aprofundando vários canais de escoamento de águas das chuvas. No dia 30, quinta-feira, as máquinas da Semusb trabalharam o aprofundamento e a limpeza do canal da Rua Pau Ferro, na Rua Joaquim da Rocha com a Rua Algodoeiro. “Este canal tem mil e quatrocentos e oitenta metros e voltamos a retirar muita sujeira e lixo que provocam enchentes, quando chove forte. Vamos continuar empenhados neste trabalho e já determinei que o restante deste canal continue a ser limpo”, informa Jair Ramires, secretário Semusb.

Conforme a programação da secretaria, no dia 04 de janeiro, quarta-feira, será retomada a limpeza do canal no canteiro central da BR 319, antiga Avenida Governador Jorge Teixeira, até o encontro com a Avenida Sete de Setembro. Estas ações fazem parte do Plano de Operações para o Inverno 2010/2011.

0800

Jair Ramires lembra ainda que, “o prefeito Roberto Sobrinho está empenhado em manter limpa e organizada a cidade, mas precisa do apoio da população. A maioria dos moradores colabora com a prefeitura e com a cidade, mas, infelizmente, ainda tem uma pequena parte que suja, estraga e não respeita as leis. Quem presenciar qualquer situação de vandalismo ou descarte de lixo fora dos locais permitidos, deve ligar para o 0800 647 7391, que é o disk lixo e fazer a denúncia”, orienta o secretário.

Quem for flagrado em alguma destas atitudes que prejudicam, sujam e poluem o município está sujeito às penas e sanções.

Plano de inverno 2010/11

Já está em prática o Plano de Operações para o Inverno 2010/2011 implantado pelo prefeito, para que de forma preventiva e planejada sejam minimizados os danos causados pelas chuvas. A limpeza dos canais está dentro das ações coordenadas de infraestrutura do plano, atuando nos pontos críticos dos canais, igarapés, bueiros e bocas-de-lobo. Nestes pontos a ação é para desobstruir e retirar lixo que impedem o fluxo das águas das chuvas.

Além do apoio da sociedade, a prefeitura está com equipes especiais de fiscalização formada por servidores das secretarias de Serviços Básicos (Semusb), de Obras (Semob) e de Meio Ambiente (Sema), atuando em pontos críticos para coibir o lançamento indevido de resíduos que possam provocar obstruções da água das chuvas nas valas e dutos.

Fonte: Fabrícius Bariani
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)