Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Transposição dos ex-funcionários do Beron: a alteração constitucional que não ousa dizer o nome


Transposição dos ex-funcionários do Beron: a alteração constitucional que não ousa dizer o nome - Gente de Opinião

Aproxima-se 2022, Bolsonaro e os congressistas querem ser reeleitos e isso indubitavelmente compõe um cenário favorável a que a transposição  seja alargada e acelerada nos próximos meses. A aceleração é fácil, depende apenas de boa vontade e um mínimo de atenção da Controladoria Geral da União quanto à observância do que estabelece a lei que regula o processo administrativo na esfera federal. Já quanto ao alargamento há algo fundamental a ser resolvido: a aprovação e promulgação da Proposta de Emenda Constitucional Nº 7 de 2018.

Entretanto, a bancada federal de Rondônia, ao se reunir nessa quinta-feira, 1º de julho, com o presidente da República, tratou de questões da transposição, mas, pelo menos na matéria jornalística que fizeram circular após essa confabulação, se referiram apenas a “alteração constitucional para prever o direito de transposição ao Quadro em Extinção da União dos empregados das empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações, oriundos do Ex-Território Federal de Rondônia (Ceron, Beron, Emater, Caerd, Teleron, Eneron dentre outras)”.

Teriam sido mais felizes se tivessem feito referência explicitamente à PEC Nº 7/2018, mas preferiram falar apenas de “alteração constitucional”, sem nominar a matéria. Ainda mais obscuro foi reunirem num único cesto instituições criadas antes da criação do Estado de Rondônia, como Ceron, Caerd, Emater, Teleron, com o Beron, criado já pelo Estado. Pois hoje é aí que se encontra o nó górdio que amarra as pretensões dos ex-empregados do extinto Banco do Estado de Rondônia.

Já esmiucei essa questão em artigo anterior. Não é minha intenção avivar dores d’alma de ninguém nem provocar os costumeiros chiliques e reações ofensivas que já sei que ocorrem toda vez que explico a situação a quem quer saber de tudo sobre a esperança de transposição, mas tem alergia à verdade sobre a viabilidade legal dela. Mas fica aqui a dica para quem se interesse: “PEC Nº 7 é diploma de mentiroso pra quem assegurava transposição do Beron - Proposta de emenda constitucional ainda tem erros, mas vem abrir perspectivas reais para transposição de ex-servidores do Banco de Rondônia”, publicado em 7 de outubro de 2019  (https://www.tudorondonia.com/noticias/pec-n-7-e-diploma-de-mentiroso-pra-quem-assegurava-transposicao-do-beron,38197.shtml).

A encantaria e a pirotecnia persistem nas relações entre nossos congressistas com os traumatizados ex-empregados do Beron, por vezes contando nossos políticos com a assistência de alguns profissionais da advocacia e da mídia. Agora tem-se esse episódio da visita a Bolsonaro, que tem como proposta principal lançar ao público um axiomático “Fomos lá cobrar do homem!”. Ocorre que, no que se refere à PEC Nº 7, não há o que cobrar do homem. É o Congresso Nacional que tem que resolver: fazer andar, aprovar, promulgar. Talvez isso seja suficiente para explicar por que falam em alteração constitucional, mas não ousam dizer o nome dela.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)