Porto Velho (RO) domingo, 21 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

TRT14 Comunidade realiza mais de 2.800 atendimentos


Gente de Opinião
Gente de Opinião

No último sábado (11/11) o bairro Cidade do Lobo (Zona Sul) de Porto Velho recebeu a 13ª edição da ação social "TRT Comunidade", realizada na Escola Estadual Capitão Cláudio Manoel da Costa e envolveu 27 entidades parceiras, com atendimentos gratuitos à população.
 
De acordo com a Secretaria Judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, coordenadora do evento, foram prestados 2.821 atendimentos nas áreas da saúde, jurídica e emissão de documentos, entre outros serviços.  
 
Ao tomar conhecimento da presença da Justiça do Trabalho recebendo reclamatórias e prestando informações no bairro, a auxiliar administrativo, Valéria Ferreira de Menezes, compareceu para requerer os seus direitos, por se sentir lesada ao ser desligada da empresa que trabalhava, "quando sai da empresa não recebi as verbas que eu tinha direito e não deram baixa na minha carteira de trabalho", argumentou a Valéria, que saiu satisfeita e com a audiência agendada.
 
Almir Santos, exerce a profissão de costureiro, foi uma das pessoas que procurou a ação para tirar todos seus documentos após ser assaltado. "Fui assaltado e levaram todos meus documentos, ao ficar sabendo que no TRT Comunidade estariam emitindo segunda via, aproveitei a oportunidade e resolvi o problema", falou ele satisfeito.
 
Para o datiloscopista policial, Dinaldo Silva, a ação no bairro proporciona a acessibilidade das pessoas que têm dificuldade de acesso aos seus direitos, "na participação do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) nesta edição, foram expedidas 132 carteiras de identidade", resultado positivo afirma ele.
 
De acordo com o diretor-geral do tribunal, Lélio Lopes Ferreira Junior, levar a cidadania e aproximar a justiça do cidadão direto no bairro, este é o principal objetivo deste programa de responsabilidade social do TRT de Rondônia e Acre. A Justiça do Trabalho e seus valorosos parceiros dedicando uma manhã de sábado para prestarem atendimentos nas áreas jurídicas, de saúde e de expedição de documentos, entre outros serviços, isso é muito importante, ressaltou Lopes.
 
O evento coincidiu o dia em que entrou em vigor a Lei n. 13.467/2017, da reforma trabalhista, na oportunidade os trabalhadores tiraram dúvidas acerca das alterações que poderão afetar as relações de trabalho, pessoalmente com o juiz do trabalho Antonio Cesar Coelho, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 14ª Região - Amatra14.
 
Foram parceiros nesta edição do TRT Comunidade o Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran); Defensoria Pública do Estado; Faculdade de Rondônia (Faro); Ordem dos Advogados do Brasil Rondônia (OAB/RO jovem); Aronatra, IEL; SINE municipal; IICC; INSS; Instituto de Protestos; MPT; MTPS, Procon, Junta Militar, Tudo Aqui, Receita Federal, Sermusa, Sesc/Semusa, Faculdade Sâo Lucas, Faculdade Fimca, Fundação Zequinha Araújo, Instituto Mix, Senac, Sesc, TRE, Sesau e Amatra 14.
 
No próximo dia 3 de dezembro (domingo) será realizada a primeira edição do TRT Comunidade no Estado do Acre, o vento vai acontecer na sede do Sest/Senat, vila Acre, em Rio Branco, e conta com 21 parceiros confirmados.

Fonte: Ascom TRT

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

Cristiane Lopes amplia oportunidades para famílias atípicas com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Alvorada do Oeste

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência tem sido uma das principais bandeiras do mandato da deputada federal Cristiane Lopes (P

Gente de Opinião Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)