Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Valverde homenageia fundador do PT/RO


 

O Deputado Eduardo Valverde (PT/RO) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (16) para homenagear um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Rondônia, Odair Cordeiro, falecido na manhã de hoje após um infarto.

Para Valverde, Odair Cordeiro é um exemplo de militante a ser copiado, pois dedicou sua vida à luta social em Rondônia, mesmo não sendo rondoniense.

Odair Cordeiro era de São Paulo onde militou no movimento social indo para Rondônia na década de 70, como representante comercial. Junto com alguns sindicalistas como Bernardo Lopes, José Neumar e organizaram inicialmente o que é hoje o Partido dos Trabalhadores.

Segundo Valverde, foi justamente na casa Cordeiro, no início da década de 80, que o Presidente Lula pernoitou quando estava percorrendo o Brasil para organizar o PT.

“Mesmo sendo de classe média, Odair Cordeiro tinha tudo para não ser petista, não tinha cara de petista, ao contrário, tinha uma cara, que, na época, era chamada de pequeno burguês. Esse nosso eterno companheiro dedicou a sua juventude, a sua maturidade e também parte da sua boa idade, 67 anos de vida a essa luta”, relembrou.

Na ocasião, o parlamentar lembrou-se do início da fundação do partido em que o apoio financeiro de Odair Cordeiro foi bastante utilizado.

“Como representante comercial, ele tinha a maior renda no momento em que estávamos fundando o PT. Por isso, parte das estruturas que nós utilizávamos, nas nossas campanhas eleitorais, era por ele ofertada. O único carro que tínhamos em 1980 para fazer campanha era uma Belina. Tínhamos também duas cornetas de som. Assim, nós fazíamos os comícios, e as mobilizações para as greves gerais, a luta pelas Diretas Já!, pela Constituinte de 1988, pelo impeachment, contra o Plano Real. Enfim, todos os grandes movimentos que ocorreram em Rondônia, ao longo desses últimos 30 anos, teve a presença de Odair Cordeiro, falecido na data de hoje, na cidade de Porto Velho”, relembrou emocionado.

Finalizando seu discurso com a voz embargada pela emoção, Valverde exaltou a liderança e otimismo sempre demonstrados pelo amigo falecido. “O PT de Rondônia não será o mesmo com a perda de Odair Cordeiro. As nossas campanhas não terão aquele viço, aquela alegria, aquela articulação, aquele pulsionamento de Odair Cordeiro. O seu trabalho, a sua experiência, o seu exemplo de vida será seguido por muitos petistas no Estado de Rondônia. Abraços, Odair Cordeiro. A luta continua”, concluiu Valverde.

Fonte: Leila Denise
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)