Sexta-feira, 5 de março de 2010 - 17h25
Seguindo os prazos normais, o contrato será assinado até o final de março e a obra poderá começar no início do mês de abril
“Mais uma importante etapa foi vencida no processo para a contratação da empresa que fará a construção da ponte sobre o rio Madeira na BR-319”. A declaração é do diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Miguel de Souza, após anunciar o consórcio composto pelas empresas Emsa e M.Martins como o vencedor, na modalidade menor preço, do processo licitatório para a construção da ponte. As propostas de preço foram abertas na manhã desta sexta-feira (05), na sede do DNIT em Brasília e seguindo o trâmite do processo, na próxima terça-feira (09) a colegiada do Dnit homologará a vencedora do certame.
O processo licitatório teve sua fase inicial de avaliação técnica e habilitação no início do mês de fevereiro e ainda teve habilitadas para esta segunda fase o consórcio composto pelas empresas Mendes Júnior/Camter e a Construtora Gaspar. “Seguindo os prazos normais, até o final de março o contrato já estará assinado e no mês de abril o consórcio já poderá dar início às obras”, falou bastante confiante Miguel de Souza. O Consórcio vencedor cotou a obra em R$ 209.421.100,01 e, segundo o projeto, deve concluir a obra em até dois anos.
Miguel de Souza faz questão de enfatizar que o empenho do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, foi fundamental para que o processo licitatório ocorresse no início deste ano, pois “a ponte faz parte da ligação terrestre entre Porto Velho e Manaus. A partir da conclusão do asfaltamento da 319, o estado do Amazonas terá finalmente acesso por via terrestre às regiões Sul e Sudeste. E mais, o Amazonas fará parte da integração continental com o pacífico através das saídas pela Bolívia e pelo Peru, passando por Rondônia que serão realidade após a conclusão da ponte binacional Brasil/Bolívia e da ponte no distrito de Extrema”, salienta.
O projeto de construção da ponte já vem sendo defendido intensamente desde o ano de 2000 pela bancada de Rondônia. Mas Miguel destaca que só ganhou força após o resgate do processo pela senadora Fátima Cleide (PT), com apoio da bancada rondoniense, do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) e da sua atuação firme no DPP/DNIT. A frente do DPP Miguel de Souza agilizou os estudos e todos os procedimentos para licitar a obra o quanto antes. “Assim que o processo foi resgatado pela senadora, fomos incansáveis em tornar esse sonho uma realidade e não medimos esforços para que tudo ocorresse na maior brevidade. Mesmo contrariando interesses econômicos de grupos que defendiam a manutenção das balsas, fomos vencedores e só podemos comemorar, pois as vantagens econômico-sociais para as comunidades que moram do outro lado serão imensas, uma vez que o cidadão não terá mais que desembolsar dinheiro diariamente para cruzar o rio e o acesso será mais rápido”.
Miguel de Souza ainda destaca que a ponte sobre o Madeira na BR-319, faz parte da integração de Rondônia com os demais continentes. Através da BR-319, Rondônia poderá comercializar e fazer intercâmbio com os mercados da Venezuela e do Caribe. Desta forma, Rondônia terá saída por via terrestre tanto para os mercados do Pacífico como do Oceano Atlântico.
Fonte: Eficaz Comunicação Corporativa
Ana Cristina Barros
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)