Quinta-feira, 18 de setembro de 2014 - 14h59
A Missão Empresarial e Institucional do Projeto Rota Andina de Desenvolvimento Rondônia - Pacífico, formada por um grupo de empresários de Rondônia que durante uma semana esteve no Peru com a proposta de estreitar as relações comerciais, foi considerada positiva pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, ao representar o governo do Estado na recepção realizada pela Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), em Porto Velho, na manhã desta quinta-feira (18).
De acordo com o presidente da Fecomércio, Raniery Coelho, a constatação do grupo rondoniense, formado por 20 empresários, que seguiram viagem no último dia 7, em oito veículos, é que existe interesse dos empresários peruanos pelo mercado brasileiro, assim como dos empresários locais, e por isso é necessário reforçar as ações já realizadas por outras Missões para que seja efetivada a rodovia Transoceânica para consolidação da integração. Além da Fecomércio, o grupo foi liderado pelo superintendente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Gilberto Baptista, com incentivo do governo estadual, representado por quatro técnicos da Seagri; e apoio dos Ministérios da Indústria e Comércio e das Relações Exteriores.
“Os contatos realizados foram bastante positivos e a iniciativa foi inclusive elogiada pelo governo peruano”, disse Padovani, ressaltando a necessidade de ser feitos alguns ajustes pelos governos Estadual e Federal, com o apoio da bancada federal, para a desburocratização nas barreiras fronteiriças e capacitação do pessoal.
Para Zenilton Luiz Kurtz, do Portal Óleos Vegetais, o empenho do governo estadual foi decisivo para que a Missão chegasse até o Peru. Agora a batalha tem que ser pela ferrovia, considerando a posição estratégica de Rondônia para atender aos mercados dos Oceanos Atlânticos e Pacífico, além do Caribe.
O superintendente da Fecomércio, Rubens Nascimento, fez questão de afirmar que não houve contratempo que pudesse dificultar o contato do grupo, que apresentou as potencialidades econômicas de Rondônia por meio de um vídeo em língua espanhola. “Queremos a desburocratização, pois as dificuldades são do lado brasileiro”, observou.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS
A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)