Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

ZPE para Rondônia em dez dias


 

Gente de Opinião

A área para a implantação da ZPE localizada às margens do rio Madeira, no município de Porto Velho, possui 300 hectares e já está escriturada. A matéria que deverá ser votada no dia 12 de dezembro é uma área onde as empresas nela localizadas irão operar com redução de impostos e a sua produção industrial destina-se 80% para a exportação e 20% para o mercado interno.

Para o governador, a ZPE é um instrumento utilizado para atrair investimentos voltados para as exportações e colocar as empresas regionais ou nacionais em condições de igualdade com seus concorrentes. A ZPE tem o objetivo de criar empregos, aumentar o valor agregado das exportações, difundir novas tecnologias e corrigir desequilíbrios regionais.

“Se soubermos divulgar bem as riquezas de Rondônia para a produção de alimentos no mundo e também para os produtos minerais, a madeira especialmente, aí sim, essas indústrias serão oportunas porque aproveitarão a matéria prima estadual que servirá de base para exportarmos aos mercados europeu, asiático e americano,” explicou o governador.

A proposta de criação da Zona de Processamento de Exportação no Estado de Rondônia tramita há aproximadamente oito meses. Confúcio afirmou que depois dessa fase, ele começará a buscar recursos para a infraestrutura da ZPE. Ele acredita que entre dois e quatro anos a ZPE estará concluída.

Acompanharam também o governador na audiência, o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e a superintendente da Sibra, Elizete Lionel.

Fonte: Zozimo Macedo – Sibra/Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Inédito: deputada Cristiane Lopes entrega maquinários e tecnologia de ponta com drones agrícolas em Porto Velho

Em um movimento que marca a história do setor produtivo rondoniense, a deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) realizou a entrega oficial de um m

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)