Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Rondônia

Solução tecnológica desenvolvida pelo TCE-RO atrai interesse do TCM-PA


Solução tecnológica desenvolvida pelo TCE-RO atrai interesse do TCM-PA  - Gente de Opinião

Após ser apresentado para a Comissão de Acompanhamento das Decisões dos Tribunais de Contas da Atricon, em Cuiabá (MT), no dia 5 de setembro de 2018, o SPJe, sistema eletrônico utilizado pela Secretaria de Processamento e Julgamento (SPJ) do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), despertou o interesse do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA). 

Com esse objetivo, foi realizada videoconferência na última sexta-feira (1º), na qual a representação da Corte de Contas paraense, tendo à frente o conselheiro corregedor Cezar Colares e composta ainda por servidores de diversas áreas, ouviu explanação sobre a ferramenta, feita pela titular da SPJ, Emanuele Barros Afonso, e pelos servidores Alexsandro Trindade e Cleiton Holanda Alves, da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). 

Na ocasião, foram repassadas informações e detalhes técnicos sobre o SPJe, sistema que é utilizado no TCE rondoniense há mais de cinco anos e que tem contribuído, sobremaneira, para garantir mais agilidade à tramitação processual no Tribunal, atendendo, dessa forma, objetivo estratégico referente à redução no tempo de apreciação e julgamento de processos, bem como a modernização e fortalecimento da estrutura de TI da Corte. 

Chamou a atenção dos representantes do TCM-PA, em especial, o trabalho de acompanhamento da execução das decisões do Tribunal de Contas de Rondônia, realizado pela SPJ, o qual, com a implantação do sistema informatizado, se fortaleceu ainda mais, possibilitando, entre outras ações, o registro dos julgamentos, a emissão de relatórios estatísticos, o controle e o acompanhamento das decisões. 

Ao fim da explanação, tanto os representantes do TCE-RO quanto os do TCM do Pará, enfatizaram a importância do intercâmbio e do compartilhamento de expertises e soluções entre as Cortes de Contas, com vistas, principalmente, ao fortalecimento do Sistema de Controle Externo nacional, premissa defendida pela própria Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CIEE oferta 56 vagas para programas Estágio e Aprendizagem em Rondônia

CIEE oferta 56 vagas para programas Estágio e Aprendizagem em Rondônia

O Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE está com vagas abertas para os programas de Aprendizagem e Estágio em Rondônia. No programa de Aprendizag

Porto Velho recebe a Missão Comercial e Logística Brasil/Peru nos dias 23 e 24 de junho

Porto Velho recebe a Missão Comercial e Logística Brasil/Peru nos dias 23 e 24 de junho

Empresários de Rondônia terão uma nova oportunidade para ampliar negócios internacionais e fortalecer as relações comerciais com o mercado peruano.

Missão empresarial do Sebrae leva empresárias rondonienses à Fevest Inspire 2026

Missão empresarial do Sebrae leva empresárias rondonienses à Fevest Inspire 2026

Empresárias de Rondônia participaram, entre os dias 9 e 11 de junho, da Missão Empresarial promovida pelo Sebrae em Rondônia para a Fevest Inspire 2

Governo de RO prepara programação para mobilização das Semanas Nacional e Estadual de Políticas Sobre Drogas

Governo de RO prepara programação para mobilização das Semanas Nacional e Estadual de Políticas Sobre Drogas

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conepod), em parceria com a Secretaria Executiva Regional d

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)