Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Vantagens e desvantagens de mídias sociais


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

Diversos estudos vêm chamando a atenção para mudanças que se refletem na vida das pessoas com relação às mídias sociais. A neurociência, assim como a psicologia, se empenha em conferir as transformações de comportamentos no que diz respeito à sua utilização.

Afinal, quais são as vantagens e desvantagens desse avanço tecnológico crescente.

 

Vantagens: 

Uma das maiores vantagens das redes sociais é a comunicação instantânea que oferece desde quando se tornou um dos instrumentos eficazes para a descompressão da solidão e sentimento de desimportância do indivíduo no âmbito da vida real. Também facilitou contatos com estranhos, participação em grupos onde os membros compartilham das mesmas ilusões ou desilusões, e sobretudo, acariciar o próprio ego com postagens em busca de likes ou lisonjeiros galanteadores.

 

Desvantagens:

Uma das maiores desvantagens: elas mantêm os adictos usuários distraídos em absurdo desperdício do sagrado tempo existencial, distantes e alheios à realidade que castiga impiedosamente milhares de seres humanos inocentes, excluídos e privados de uma vida digna por motivos raciais e diferenças socioeconômicas. 

O mais grave: ingenuamente expondo detalhes, informações pessoais e familiares, hábitos, costumes, gostos e pensamentos. Essas pessoas contribuem para subsidiar rápida e gratuitamente criminosos de plantão, ampliando as estatísticas de delitos e ações criminosas divulgadas diariamente por agências de segurança pública e privada.

Quando o cibernauta precisa de fato de um gesto solidário ou do afeto de verdadeiros amigos, raramente o encontra no mundo virtual e assim procura os poucos que existem no mundo real. Depois volta a atenção para o plano virtual medíocre e falso. Ou seja, se torna um ser social somente aos meios digitais. 

 

O tempo de consumo as mídias podem ser prejudiciais à saúde emocional, originando práticas danosas à integridade vital, alimentando falsas ilusões com encenações infantis, material fotográfico maquiado, sob o estímulo de likes postados por uma audiência desconhecida ou pouco qualificada que os fazem se sentir importantes para acariciarem o próprio ego. 

Aí está o Instagram, o TikTok, o Facebook e o Twitter para demonstrar o mundo real de hoje, onde o surrealismo e o realismo se homogeneizaram agredindo a essência humana.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Recusa da Realidade: Entre o Conforto das Certezas e a Coragem de Pensar

A Recusa da Realidade: Entre o Conforto das Certezas e a Coragem de Pensar

A experiência humana é frequentemente descrita por frases curtas, slogans motivacionais e fórmulas simplificadas que prometem explicar emoções, com

A Teologia da Indiferença: Tornando a Compaixão uma Utopia Impraticável

A Teologia da Indiferença: Tornando a Compaixão uma Utopia Impraticável

O Silêncio do Céu e a Dor do MundoHá algo profundamente desconcertante na capacidade humana de contemplar a realidade e, ainda assim, insistir em n

O Espetáculo Civilizacional: A Humanidade Entre o Circo, a Fé, a Bola e os Escombros da Razão

O Espetáculo Civilizacional: A Humanidade Entre o Circo, a Fé, a Bola e os Escombros da Razão

Na coreografia da fuga coletiva. O estádio apenas revela, em cores festivas, uma fraqueza mais profunda da espécie humana: a facilidade com que multi

O Imperativo da Autopreservação

O Imperativo da Autopreservação

Quem cultiva inveja, despeito e negatividade crônica atua como um dreno de energia e atenção. Tais indivíduos — oportunistas em sua essência — não j

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)