Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Após denúncia, TCE-RO identifica falhas estruturais no Hospital de Base e exige providências


Após denúncia, TCE-RO identifica falhas estruturais no Hospital de Base e exige providências - Gente de Opinião

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, na manhã desta segunda-feira (10/2), uma fiscalização surpresa no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, após receber uma denúncia sobre as condições estruturais da unidade hospitalar. 

A reclamação partiu do paciente Frederico Sebastian, que alertou para a situação precária da ala de neurocirurgia, comprometendo a qualidade do atendimento à população. 

“Os banheiros estão sem condições. Há muito entulho, mosquitos, ratos e equipamentos enferrujados sendo usados. O piso dos quartos está destruído”, denunciou Frederico. 

Durante a inspeção, o TCE-RO confirmou a gravidade do problema e destacou a necessidade de providências imediatas em relação à limpeza, à pintura e a outros aspectos essenciais da infraestrutura hospitalar. 

A equipe de auditoria do Tribunal enfatizou que as falhas constatadas impactam, diretamente, tanto a qualidade do atendimento prestado aos pacientes, quanto as condições de trabalho dos profissionais de saúde. 

Gestão Hospitalar destaca Importância da Ação do TCE-RO 

O novo diretor-geral do Hospital de Base, Flori Menezes, e o diretor-adjunto, Élcio Cardoso, reconheceram a importância da fiscalização do TCE-RO e destacaram que a parceria com o órgão pode contribuir para a melhoria da unidade. 

“Vai somar conosco nessa proposta de melhorar a estrutura HB, a fim de acolher melhor a todos os servidores e pacientes”, afirmou Flori Menezes. 

“É de extrema importância essa parceria com o Tribunal. O gabinete está de portas abertas para que possamos trabalhar em parceria”, acrescentou Élcio Cardoso. População apoia atuação do TCE

 

As fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia têm refletido em melhorias perceptíveis para a população. 

O aposentado Joaquim Vieira destacou avanços no atendimento. "A gente nota que tem melhorado", comentou. 

Já o cidadão boliviano Vítor Chaves, que levou a esposa para atendimento no HB, elogiou a dedicação dos profissionais de saúde. "O atendimento foi muito bom, nós nos sentimos bem acolhidos", relatou. 

Reunião decisiva e possíveis penalidades 

Para debater a situação e definir soluções, foi agendada uma reunião na próxima quinta-feira (13/2), reunindo representantes do TCE-RO, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e da gestão do Hospital de Base. 

Caso as irregularidades não sejam solucionadas dentro do prazo estipulado, o TCE-RO poderá instaurar um processo de responsabilização, podendo aplicar sanções, sempre respeitando o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. 

Entre as possíveis consequências estão: a reprovação das contas de gestão da Secretaria Estadual de Saúde; a emissão de parecer prévio desfavorável à aprovação das contas do governo estadual, além de outras penalidades cabíveis conforme a legislação vigente. 

Com essa fiscalização, o Tribunal reforça seu papel na garantia da qualidade dos serviços públicos e na proteção dos direitos dos cidadãos.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)