Terça-feira, 12 de março de 2024 - 11h22

Para
impulsionar a melhoria da qualidade de vida e fortalecer a Saúde Pública em
Rondônia, a obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim avança com instalações e
serviços de infraestrutura e, após concluída, irá atender a população da região
da Pérola do Mamoré. A unidade irá proporcionar atendimento para casos de média
e alta complexidade, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia,
Pediatria, Obstetrícia e Sala de Estabilização (SE).

O
Hospital vai atender à população de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Ponta do Abunã,
e estrangeiros, pois está localizado na fronteira entre Brasil e Bolívia. A
professora Francisca Rosalina nasceu em Guajará-Mirim, e destacou o quanto fica
feliz em ver o lugar que ama, onde formou a família e considera um porto
seguro, evoluir na Saúde Pública.
‘‘Estamos
ansiosos pelas melhorias na qualidade do atendimento à saúde, do qual precisei,
muitas vezes, e ainda não temos uma estrutura para esse atendimento.
Agradecemos ao Governo de Rondônia e nos sentimos honrados por ver os nossos
impostos sendo investidos em um serviço de qualidade’’, afirmou a professora.
Em
2019, a professora Rosalina teve um tumor, passou mal, e teve que se deslocar
até a Capital. ‘‘Me desloquei para Porto Velho para fazer a cirurgia, e essa
situação é muito triste para nós. Por isso, ver a construção deste hospital,
que irá nos atender aqui mais perto e de forma mais ágil, representa para nós
uma vitória’’, salientou.

RELATOS
A
aposentada Maria Lenita Ribeiro, 69 anos, também nasceu em Guajará-Mirim, e
depois de tantas décadas, observou com alegria a construção do sonho de ter um
hospital regional para atender à população. ‘‘Analiso todos os dias, a
movimentação dos trabalhadores, e isso é muito importante, pois por diversas
vezes, a nossa família teve que recorrer a Porto Velho para receber assistência
em saúde’’, ressaltou.
Maria
Ribeiro conta que tem pressão alta, que o marido é cadeirante, e que têm outros
problemas de saúde, que os fazem buscar tratamento na Capital. O casal espera
com alegria o momento de encontrar na própria cidade essa assistência, quando o
Hospital Regional de Guajará-Mirim for concluído.
RETOMADA DA OBRA
De
acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), concluir essa obra
tornou-se prioridade. A equipe técnica da Sesau, então, debruçou-se sobre os
levantamentos e todos os procedimentos necessários para a conclusão do
Hospital. O secretário da Sesau, Jefferson Rocha destacou que, a unidade
hospitalar será referência em urgência e emergência na região.
A
conclusão da obra está sob a responsabilidade do Escritório das Nações Unidas
de Serviços para Projetos (Unops), organismo vinculado à Organização das Nações
Unidas (ONU), especializado em infraestrutura e gestão de projetos. O Unops tem
um Acordo de Cooperação Técnica Internacional com a Secretaria de Estado da
Saúde, para melhoria da infraestrutura hospitalar em Rondônia e o
fortalecimento Institucional da Secretaria.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho
Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)