Sexta-feira, 16 de maio de 2025 - 14h44

Entre 2019 e 2024, o
governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do
estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.126 milhões, já em 2024,
esse valor saltou para R$ 142.726.059,65 milhões, um crescimento de 1.837,34%
no montante de recursos aplicados diretamente nas ações de saúde municipal. Os
recursos enviados integram a política estadual de fortalecimento da atenção
primária e descentralização dos serviços de saúde.
Os
repasses, realizados por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), têm
sido aplicados na manutenção de unidades básicas e Unidades de Pronto
Atendimento (UPAs), aquisição de insumos, assistência farmacêutica, execução de
procedimentos ambulatoriais e hospitalares, além de viabilizar programas
especializados como atendimento em leitos de Unidade de Terapia Intensiva
(UTI), com destaque para UTI Tipo II, hemodiálise, cirurgias ortopédicas,
urológicas, ginecológicas e gerais, bem como o apoio ao Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência (Samu) e às ações voltadas à saúde da mulher e da criança.
O
governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os investimentos viabilizam
cirurgias eletivas e especializadas em diversas regiões do estado, com recursos
direcionados a hospitais que atuam como polos regionais, facilitando o acesso
da população, especialmente nas regiões mais afastadas. “Estamos investindo
diretamente nos municípios para garantir que a população tenha acesso rápido e
de qualidade aos serviços de saúde, independente da região onde vive.”
FORTALECIMENTO
DAS REDES LOCAIS
Todos os 52 municípios rondonienses foram
contemplados ao longo do período de cinco anos. Os maiores volumes de recursos,
em 2024, estão concentrados em cidades com maior número populacional, mas
municípios com menor densidade também registraram aumento nos repasses
estaduais, o que contribuiu para ampliar o acesso e fortalecer as redes locais
de atendimento.
Os repasses estaduais também possibilitaram a
contratação de serviços em hospitais filantrópicos e conveniados, acelerando o
atendimento e desafogando as filas de espera.
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, destacou
que a ampliação dos recursos para os municípios é resultado da estratégia da
gestão do Executivo para uma saúde mais eficiente, da busca ativa por parcerias
e da otimização dos contratos com prestadores. “Esse aumento reflete o
compromisso do governo com o cidadão. Investir nos municípios significa
garantir que o atendimento chegue com mais agilidade e qualidade à ponta do
sistema.”
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais
A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)