Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 - 03h07
Indígenas de várias aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Vilhena, órgão executivo da Coordenação Regional da Funasa (Core-RO), começam hoje na fazenda Montovani, em Pimenta Bueno, a etapa final do curso de Agentes Indígenas de Saúde (Aisan).
Ao final do curso, programado para terminar no próximo dia 31, os participantes estarão aptos para atuar na identificação e solução de problemas relacionados a doenças causadas pela falta de saneamento básico, nas aldeias.
Entre as atividades desempenhadas pelos que serão desempenhadas pelos novos Aisans, estão: operação dos sistemas de abastecimento de água instalados nas aldeias; manutenção dos sistemas de esgoto; orientação do uso dos módulos sanitários individuais; levantamentos de dados cadastrais; ações de educação em saúde e ambiental.
O indígena Roberto Nhan-Pá, elogiou a iniciativa da Funasa, principalmente, por optar em capacitar o próprio índio para trabalhar como Agente de Saneamento. "Nós conhecemos como ninguém a realidade de nossas aldeias. A minha expectativa é de repassar todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, aos meus parentes", ressaltou.
Que questões como limpeza e coleta de lixo precisam acontecer nas aldeias, enfatizou o índio João Tenharin, um dos 17 alunos do curso. Ele afirmou ainda, que a capacitação é de suma importância para a melhoria da saúde nas comunidades.
Segundo o coordenador regional, Josafá Marreiro, um grupo de 17 indígenas de aldeias atendidas pelo do Dsei Porto Velho, também encontra-se em fase de conclusão do curso, que acontece em Guajará-Mirim.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho
Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)