Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Nota Técnica fortalece combate à covid-19 para garantir segurança de pacientes e profissionais de saúde em Rondônia


A nota traz orientações claras sobre o ordenamento dos pacientes nos serviços hospitalares, apresentando propostas que inclui orientação sobre isolamento - Gente de Opinião
A nota traz orientações claras sobre o ordenamento dos pacientes nos serviços hospitalares, apresentando propostas que inclui orientação sobre isolamento

Para aprimorar os serviços de saúde e garantir a segurança de pacientes e profissionais, o governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), lançou a Nota Técnica 01/2025, atualizando a padronização do protocolo sanitário com as recomendações para prevenção da transmissão da covid-19 em unidades hospitalares, no estado de Rondônia. A ação reforça medidas para prevenir a circulação do vírus em ambientes hospitalares e otimizar o atendimento aos pacientes.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a nova diretriz foi elaborada com base em estudos e dados epidemiológicos recentes. “O protocolo atualizado tem como foco reduzir ao máximo o risco de transmissão desta doença dentro das unidades hospitalares. Ao padronizar os processos, criamos um fluxo mais seguro aos pacientes e profissionais, garantindo que a assistência seja realizada de forma organizada e eficiente”, explicou.

Com a padronização, o trabalho do governo do estado torna-se primordial no tocante aos cuidados essenciais, como ressalta o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, ao reiterar o compromisso com a saúde pública, que está alinhada às melhores práticas de vigilância e o controle sanitário.

RECOMENDAÇÕES

A nota traz orientações claras sobre o ordenamento dos pacientes nos serviços hospitalares, apresentando propostas que inclui sobre como isolar pacientes com sintomas da doença, evitando assim, a contaminação dentro de unidades e promovendo um ambiente mais controlado.

Diretrizes para o atendimento nas unidades hospitalares apresentam as seguintes recomendações:

A ação reforça medidas para prevenir a circulação do vírus em ambientes hospitalares e otimizar o atendimento - Gente de Opinião
A ação reforça medidas para prevenir a circulação do vírus em ambientes hospitalares e otimizar o atendimento
  • Adoção do uso de máscaras pelos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes;
  • Garantia do procedimento de triagem para verificação de sintomas;
  • Testagem do paciente como ato de admissão, conforme protocolo interno da unidade;
  • Reduzir a rotatividade de acompanhantes e visitantes, além de outras orientações nos estabelecimentos de saúde;
  • Precaução quanto à infecção, adotando procedimentos de higiene padrão, conforme mencionado na nota técnica;
  • Isolamento de casos suspeitos ou confirmados de infecção pela doença, com orientação para fazê-lo em quartos privativos;
  • Os profissionais devem avaliar a duração dos cuidados e procedimentos de isolamento, com base no tempo e nos sintomas da doença;
  • Avaliação dos pacientes quanto às condições clínicas apresentadas, visando acompanhamento ambulatorial com possibilidades de transferência de unidade.

Segundo a Agência Estadual, a população e os profissionais de saúde devem saber acerca da importância de seguir as orientações, que evitam a propagação e cumprem rigorosamente as medidas.

MEDIDA DE ISOLAMENTO

Como complemento às orientações, a Agevisa enfatiza a medida de isolamento domiciliar para casos confirmados da doença, sintomáticos e assintomáticos, e seus contatos. As recomendações, que seguem protocolos nacionais e estaduais estabelecidos desde 2022.

Essa nota ainda orienta que os casos de Síndrome Gripal sejam testados para covid-19 nas Unidades de Saúde e sigam as orientações de isolamento recomendadas.

A definição de Síndrome Gripal inclui sintomas respiratórios como:

  • febre, tosse, dor de garganta e coriza, com especial atenção a possíveis sintomas gastrointestinais.
  • As medidas visam garantir o controle eficiente da transmissão do vírus no estado, permitindo a segurança da população e a gestão adequada da saúde pública.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)