Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero

Serviço será disponibilizado gratuitamente através do SUS em toda rede municipal de saúde


Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a partir do dia 28 de março, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa coloca o município na vanguarda da prevenção, ao disponibilizar o método mais moderno e eficaz para o rastreamento do câncer do colo do útero, antes restrito à rede privada.

Segundo o prefeito, a medida deve impactar diretamente a saúde das mulheres. “Esse exame vai salvar a vida de milhares de mulheres, pois permite identificar o vírus antes mesmo do surgimento da doença, facilitando a prevenção”, destacou.

Outro avanço importante é o intervalo maior entre os exames. De acordo com Léo Moraes, em caso de resultado negativo, a paciente só precisará repetir o teste após cinco anos.

A orientação da Prefeitura é que mulheres entre 25 e 64 anos procurem, a partir do dia 28 de março, qualquer unidade de saúde do município para realizar o exame.

O câncer do colo do útero ainda está entre os que mais afetam mulheres no Brasil, principalmente por ser silencioso em sua fase inicial, o que dificulta o diagnóstico precoce. Com a nova estratégia adotada pela gestão municipal, a expectativa é ampliar a detecção precoce e reduzir casos avançados da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as unidades estão preparadas para orientar e atender a população feminina.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

Gestão Léo Moraes reduz prazo para diagnóstico de HPV e amplia acesso a exame gratuito em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho passou a realizar na própria rede municipal o exame de DNA HPV, medida que promete reduzir significativamente o tempo de

Prefeitura de Porto Velho  agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Prefeitura de Porto Velho agiliza diagnóstico do HPV com exame gratuito

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, a Prefeitura de Porto Velho deu mais um importante passo no fortalecime

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)