Quarta-feira, 17 de abril de 2024 - 15h16

A 2ª edição do Passeio
Ciclístico, promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa),
em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, visa alertar para a
conscientização sobre a doença tropical, muitas vezes negligenciada. O evento,
que ocorreu no sábado (13), evidenciou também, o “Abril Verde”, que destaca a
importância da saúde e segurança no trabalho, buscando prevenir acidentes e
doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.
O
projeto Agevisa em Ação, está no calendário
anual de eventos externos da Agência. Na primeira edição, em 2023, participaram
cerca de 500 ciclistas, já nesta, foram 617 inscritos; muitos que não se
inscreveram, juntaram-se à turma do pedal, formando um enorme grupo que
percorreu 13 km, partindo do Espado Alternativo e percorrendo trechos das
avenidas Governador Jorge Teixeira, Santos Dumont, Lauro Sodré e Imigrantes,
retornado ao ponto de partida.
Entre
os serviços oferecidos, teve acolhimento e escuta psicológica, aferição de
pressão arterial e glicemia, tipagem sanguínea e testes rápidos para HIV,
sífilis e hepatites, atendimento jurídico, orientações sobre cuidados com os
pets e feira de adoção de cães e gatos, além da distribuição de brindes aos
inscritos.
O
diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima destacou as atividades
desenvolvidas pela Agência na promoção da saúde e bem-estar da população. “A
Agevisa representa os olhos de todo o Sistema de Saúde, atuando no combate a
todo tipo de endemia, evidenciando os benefícios da atividade, como: ajudar no
emagrecimento, melhorar o fortalecimento muscular, a respiração e circulação
sanguínea, proteger o coração, regular a pressão arterial, reduzir o impacto
nas articulações e melhorar a saúde mental.
MOBILIZAÇÃO PELA SAÚDE
Nas
tendas formadas, no local da concentração, foram disponibilizados diversos
serviços por meio de parcerias com instituições de ensino superior, empresas,
órgãos estadual e municipal, e organizações não governamentais, como Secretaria
de Estado da Saúde (Sesau), Fundação de Hematologia e Hemaoterapia de Rondônia
(Fhemeron), Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer
(Sejucel), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Secretaria Municipal
de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família
(Semasf), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Secretaria Municipal
de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), e Serviço Nacional de
Aprendizagem Comercial (Senac).
O
diretor da Agevisa aproveitou a oportunidade para convidar a população para
participar da próxima edição do projeto Agevisa em Ação,
que acontece no dia 27 abril, na instituição filantrópica (Associação São
Thiago Maior), na Rua Mané Garrincha, n° 3154, Bairro Socialista), por meio da
Mobilização pela Promoção da Saúde na Comunidade, em alusão ao Dia Mundial de
Atividade Física.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho
Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)