Sábado, 29 de dezembro de 2007 - 16h05
Agir preventivamente é o objetivo do programa de Ginástica Laboral implantado na Unimed Ji-Paraná
Juliana Coelho
O corpo é uma das mais importantes ferramentas de trabalho. Se ele está dolorido, tenso ou foi forçado a permanecer em uma posição desconfortável, a probabilidade de o desempenho profissional sofrer danos é grande. Afinal, ninguém consegue sentir ânimo e bom humor se a coluna lateja, os olhos ardem e os dedos repuxam. Para poupar os funcionários de incômodos que prejudicam as atividades e a saúde, cada vez mais empresas têm adotado a prática da ginástica laboral.
Trata-se de uma série de exercícios leves e de curta duração, feitos no próprio ambiente de trabalho, que não sobrecarregam os funcionários. Ao contrário: reduzem e previnem problemas ocupacionais, principalmente, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), além de permitir que todos executem o trabalho com disposição. A longo prazo, ainda melhoram a qualidade de vida.
Na unimed Ji-Paraná, os sessenta funcionários da empresa são beneficiados pelo programa de ginástica laboral implantado pela Cooperativa. A atividade física antes da jornada de trabalho é feita duas vezes por semana, com duração de 15 minutos, sob orientação de um professor de educação física. Para que os resultados sejam ainda mais compensadores o programa será estendido para cinco dias da semana.
Agir preventivamente é o objetivo do programa que, além de reduzir o número de acidentes de trabalho, corrigir vícios de postura e prevenir a fadiga, integra e motiva a equipe. A empresa ganha com a diminuição de ausências no trabalho, o colaborador ganha em saúde e os clientes ganham com um atendimento melhor e um serviço de mais qualidade.
|
D I C A S |
|
TRABALHADORES QUE CARREGAM PESO |
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho
Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda
Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

O Ministério da Saúde elegeu a ação do governo de Rondônia, implementada pela Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) como destaque

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)