Segunda-feira, 19 de maio de 2025 - 17h18

Neste ano de 2025, comemora-se
o cinquentenário da Missão Marcelina em Rondônia. Em comemoração a este marco,
o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), através da Assembleia Legislativa
de Rondônia, promoveu na última quarta-feira 14 de maio, uma Sessão Solene em
homenagem aos 50 anos da presença e atuação das Irmãs Marcelinas em
Rondônia. A iniciativa teve como
objetivo valorizar a relevante importância do trabalho realizado na área da
saúde, educação, assistência social e evangelização em Rondônia.
O evento contou com a presença
da diretora do Hospital Santa Marcelina, Irmã Lina Maria Ambiel, líderes
da congregação e membros da diretoria do hospital e das escolas Marcelinas.
A celebração destacou a
trajetória das Irmãs Marcelinas, que há cinco décadas têm desempenhado um papel
fundamental na promoção da saúde e da educação em Rondônia. Desde a fundação da
ex-colônia, inicialmente voltado para o tratamento de pacientes com hanseníase,
a instituição evoluiu para se tornar um hospital referência em reabilitação
física, cirurgias gerais, reabilitação auditiva e oftalmológica.
Além dos serviços de saúde, as
Irmãs Marcelinas estabeleceram uma rede educacional comprometida com a formação
de cidadãos conscientes e engajados socialmente. A Escola Santa Marcelina Marcello
Candia da BR 364, por exemplo, atende crianças e adolescentes da zona rural de
Porto Velho e município vizinho, oferecendo educação básica de qualidade.
A diretora do hospital Irmã
Lina Maria Ambiel foi agraciada com o Título Honorífico de Honra ao Mérito em
reconhecimento pelos valorosos e relevantes serviços prestados ao Estado de
Rondônia.
Em uma sessão solene, foram
concedidos Votos de Louvor a membros das escolas Santa Marcelina e
colaboradores do hospital em reconhecimento à dedicação dos profissionais que,
ao longo dos anos, contribuíram para o sucesso das instituições (escolas e
hospital), em benefício dos cidadãos Rondonienses.
“Este cinquentenário representa
não apenas uma celebração das conquistas passadas, mas também um compromisso
renovado com a continuidade da missão das Irmãs Marcelinas em Rondônia, pautada
na compaixão, excelência e serviço à comunidade.”
Irmã Lina Ambiel – Diretora do Hospital Santa Marcelina.
Galeria de Imagens
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)