Quarta-feira, 10 de julho de 2024 - 14h39

Com o objetivo de discutir temas relacionados à
primeira infância em Rondônia, bem como apresentar o Comitê Estadual
Intersetorial Permanente de Políticas Públicas para a Primeira Infância,
instituído há um mês pelo governo do estado, por meio do Decreto nº 29.148, de 5 de junho, a
Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) realizou
nesta quarta-feira (10) a primeira reunião para definição das próximas pautas.
O evento aconteceu das 9h às 12h, no auditório da Escola da Magistratura de
Rondônia (Emeron), em Porto Velho.
A programação foi aberta com a apresentação dos
membros do Comitê, formado por representantes de 17 órgãos, instituições ou
entidades do estado, seguida da leitura do Decreto de criação do Comitê, palestra
“Saberes e Atitudes Frente a Primeira Infância”, ministrada por Neilza Buarque,
instrutora do Instituto da Infância (Ifan), organização da sociedade civil, com
sede em Fortaleza (CE), encerrando-se com a apresentação e aprovação da ata.
Para o governador Marcos Rocha, a criação do Comitê
da Primeira Infância é mais um passo dado pelo estado de Rondônia visando o
desenvolvimento saudável e a garantia de um futuro melhor para as crianças de
hoje, considerando estudos que mostram que investir na primeira infância, que
corresponde à faixa de 0 a 6 anos, gera aumento da escolaridade e do
desempenho profissional, redução de custos com reforço escolar, saúde e gastos
do sistema de justiça penal no futuro, além de ter impactos intergeracionais,
em níveis de escolaridade, emprego e saúde e menos envolvimento em atividades
criminosas. “Os estudos mostram que os ganhos com o investimento educacional da
criança não são apenas em nível individual, mas no coletivo, pois é nesta fase
que o cérebro vai se desenvolvendo, resultando em pessoas mais responsáveis e
comprometidas com uma sociedade mais justa e, consequentemente, com o
desenvolvimento social e econômico”, pontuou.
Os próximos passos do Comitê são: encaminhamento da
Minuta do Regimento Interno e convocação de reunião extraordinária para
aprovação do Regimento Interno, eleição para escolha da Vice-Presidência e
formação dos Grupos de Trabalho Temáticos.
De acordo com a titular da Seas, primeira-dama
Luana Rocha, o Comitê foi criado com a proposta de promover, proteger, defender
os direitos e combater qualquer forma de discriminação, conforme as diretrizes
do Marco Legal da Primeira Infância e do Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA). “Nossa proposta é elaborar e implementar o Plano Estadual pela Primeira
Infância. Para isso, caberá aos membros deste Comitê propor o diagnóstico
territorial, com informações detalhadas das áreas estratégicas de atuação e
indicadores a serem alcançados pela iniciativa estadual e, posteriormente ao
plano, mobilizar e promover articulações intersetoriais e interinstitucionais
para o desenvolvimento das ações pactuadas, monitorar, avaliar a execução e
propor a revisão, quando necessário”, detalhou.
Além da Seas, compõem o Comitê, como titulares e
suplentes, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc);
Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Secretaria de Estado da Juventude,
Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel); Secretaria de Estado da Agricultura
(Seagri); Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec); Entidade
Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia
(Emater); Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO); Polícia
Civil do Estado de Rondônia (PCRO); Polícia Militar do Estado de Rondônia
(PMRO); Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec); Fundação
Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease); Ministério Público do Estado
(MPRO); Tribunal de Justiça do Estado (TJRO); Defensoria Pública do Estado
(DPERO); Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCERO) e Conselho Estadual
dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conedca).
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)