Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025 - 09h52

Durante dois dias e meio, a Ecoporé realizou a formação de
30 jovens comunicadores indígenas de seis etnias (Apurinã, Cinta Larga,
Karitiana, Kaxarari, Oro Nao e Suruí) com o objetivo principal de capacitá-los
para atuar na comunicação de temas socioambientais de interesses das comunidades
indígenas. O curso, feito em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão Rádio,
Educação e Comunicação (REC) da
Universidade Federal de Rondônia (Unir), é uma das atividades do Projeto
Regenera.
Durante a capacitação, na parte teórica, foram apresentados
alguns conceitos jornalísticos e sobre produção de texto e de imagens. Já na
parte prática, os participantes fizeram áudios, fotos e vídeos manuseando os
equipamentos que serão utilizados por eles nas comunidades. Além disso, houve
troca de experiências entres eles sobre as diferentes realidades das
comunidades indígenas.
O coordenador do Projeto Regenera, Paulo Bonavigo, explica que o Projeto é composto por várias
atividades, como a formação dos comunicadores indígenas, mapeamento de áreas
passíveis de restauração, formação de coletores de sementes florestais,
aquisição de sementes, entre outras ações.
“O Projeto Regenera tem como objetivo a agricultura
regenerativa e inclusiva na Amazônia por meio da recomposição florestal,
diversificação dos sistemas agroalimentares e educação socioambiental,
integrando pesquisa, desenvolvimento, inovação e comunicação para conservar e
recuperar os serviços ecossistêmicos”, fala o coordenador.
Ele diz ainda que o curso de formação de comunicadores tem
“a intenção de fortalecer principalmente as mulheres como comunicadoras
indígenas, possibilitando que mostrem seus cotidianos, problemas enfrentados e
as soluções que os povos indígenas criam para o seu fortalecimento e
permanência, além das ações desenvolvidas pelo Projeto, que é executado pela
Ecoporé em parceria com os povos indígenas e conta com o patrocínio da The
Caring Family Foundation”.
Para a participante Raimundinha Apurinã, que também é chefe
da Brigada Indígena Caititu, o curso abriu a mente para novas possibilidades de
como divulgar os produtos da aldeia. “Nós aprendemos como fazer a divulgação
dos produtos que nós temos na comunidade. E isso, para mim, foi de suma
importância”. Ela também comenta que vai repassar os ensinamentos para os
demais membros da aldeia.
Galeria de Imagens
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)