Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Encontro promovido pelo governo de RO possibilita a troca de conhecimento e conscientização sobre o papel dos catadores


O evento é uma oportunidade para que os catadores de materiais recicláveis conheçam seus direitos e deveres - Gente de Opinião
O evento é uma oportunidade para que os catadores de materiais recicláveis conheçam seus direitos e deveres

O 2º Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia, promovido pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), reforça a importância da troca de conhecimentos e experiências que possibilitem que estes profissionais atinjam seus objetivos. Foi o que afirmou a secretária e primeira-dama, Luana Rocha, ao participar do evento nesta quarta-feira (27), em Porto Velho. O Encontro segue até as 18h, com roda de conversas para formulação de propostas que visam fortalecer a atuação dos catadores; e discussões sobre como os catadores podem se organizar e solicitar medidas eficazes para melhorar as condições de trabalho, acesso a recursos e reconhecimento.

A titular da Seas ressaltou ainda que, o governo está oferecendo oportunidades em todas as áreas, a exemplo deste encontro e do programa Vencer, que tem vagas prioritárias para os catadores. “Em dezembro serão entregues os kits contendo os equipamentos necessários para que os concluintes comecem a trabalhar em suas respectivas áreas. As inscrições para a etapa 2024 do programa terminam no próximo sábado (30)”, afirmou Luana Rocha.

Encontro reúne catadores rondonienses e palestrantes de outros estados - Gente de Opinião
Encontro reúne catadores rondonienses e palestrantes de outros estados

Ao agradecer o incentivo do governo, a representante da Cooperativa de Rolim de Moura, Lucineide Silva, disse que o Encontro é uma oportunidade para que conheçam seus direitos e deveres, troquem ideias com os representantes de cada município, além de ampliar o conhecimento com as palestras ministradas por especialistas de outros estados.

A secretária da Seas destacou que o evento prioriza a conscientização sobre o valor dos catadores de materiais recicláveis, e ainda, que a sociedade também se conscientize sobre esse trabalho, que transforma o que seria material descartado, considerado lixo, em algo que pode ser reutilizado e comercializado. “O governo do estado está avançando cada vez mais em políticas púbicas, investindo em eventos como este Encontro, para que os catadores sejam capacitados, possam evoluir e ajudar os municípios na redução do volume de resíduos, transformando-os em algo de valor”, reforçou.

O encerramento se dará com a palestra “A Promoção da Reciclagem Inclusiva”, com Diego Alexander, de Minas Gerais; seguido da análise dos documentos com as propostas construídas nos grupos de trabalho.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cidadania, Ministério Público e parceiros levam atendimentos em diversas áreas na abertura da 13ª edição do MP Itinerante na Ponta do Abunã

Cidadania, Ministério Público e parceiros levam atendimentos em diversas áreas na abertura da 13ª edição do MP Itinerante na Ponta do Abunã

Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Encontro discute fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Rondônia

Encontro discute fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Rondônia

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho

Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)