Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 - 14h26

O 2º Encontro Estadual
de Catadores de Materiais Recicláveis de Rondônia, promovido pelo governo do
estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento
Social (Seas), reforça a importância da troca de conhecimentos e experiências
que possibilitem que estes profissionais atinjam seus objetivos. Foi o que
afirmou a secretária e primeira-dama, Luana Rocha, ao participar do evento
nesta quarta-feira (27), em Porto Velho. O Encontro segue até as 18h, com roda
de conversas para formulação de propostas que visam fortalecer a atuação dos
catadores; e discussões sobre como os catadores podem se organizar e solicitar
medidas eficazes para melhorar as condições de trabalho, acesso a recursos e
reconhecimento.
A
titular da Seas ressaltou ainda que, o governo está oferecendo oportunidades em
todas as áreas, a exemplo deste encontro e do programa Vencer, que tem vagas
prioritárias para os catadores. “Em dezembro serão entregues os kits contendo
os equipamentos necessários para que os concluintes comecem a trabalhar em suas
respectivas áreas. As inscrições para a etapa 2024 do programa terminam no
próximo sábado (30)”, afirmou Luana Rocha.

Ao
agradecer o incentivo do governo, a representante da Cooperativa de Rolim de
Moura, Lucineide Silva, disse que o Encontro é uma oportunidade para que
conheçam seus direitos e deveres, troquem ideias com os representantes de cada
município, além de ampliar o conhecimento com as palestras ministradas por
especialistas de outros estados.
A
secretária da Seas destacou que o evento prioriza a conscientização sobre o
valor dos catadores de materiais recicláveis, e ainda, que a sociedade
também se conscientize sobre esse trabalho, que transforma o que seria material
descartado, considerado lixo, em algo que pode ser reutilizado e
comercializado. “O governo do estado está avançando cada vez mais em políticas
púbicas, investindo em eventos como este Encontro, para que os catadores sejam
capacitados, possam evoluir e ajudar os municípios na redução do volume de
resíduos, transformando-os em algo de valor”, reforçou.
O
encerramento se dará com a palestra “A Promoção da Reciclagem Inclusiva”, com
Diego Alexander, de Minas Gerais; seguido da análise dos documentos com as
propostas construídas nos grupos de trabalho.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)