Segunda-feira, 27 de maio de 2024 - 16h06

A segunda remessa de
donativos arrecadados pelo governo de Rondônia para as vítimas das enchentes no
Rio Grande do Sul, saiu de Porto Velho nesta segunda-feira (27), em um caminhão
Rodotrem, que será acoplado a outro em Ji-Paraná, ambos com capacidade para 25
toneladas. Desta vez estão sendo enviados fardos de água potável, alimentos não
perecíveis e cobertores. Conforme explicou a coronel BM, Cristina Ferreira, que
coordenou o carregamento, por se tratar de um veículo Rodotrem, que por lei só
pode rodar das 6h às 18h. A previsão de viagem até o município de Passo Fundo
(RS) é de 4 a 5 dias.
Coordenada
pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), a
campanha solidária foi iniciada dia 10 de maio, com o objetivo de arrecadar
alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, e brinquedos em
todas as unidades estaduais. Todos os itens arrecadados são levados ao
almoxarifado da secretaria, onde é feita a triagem e organização dos artigos
que, em seguida, serão despachados para o Sul do país.
O
governador do estado, Marcos Rocha destacou a participação dos rondonienses
nesta ação, que visa amenizar a situação vivenciada por mais de 60 mil
moradores dos 147 municípios gaúchos mais atingidos pelas inundações, quedas de
barreiras e deslizamentos de terra. “O engajamento da nossa população, no
sentido de amenizar o sofrimento do povo gaúcho, mostra que Rondônia avança não
apenas no fator econômico, mas também na solidariedade”, salientou.

A
expectativa é que novas remessas sejam feitas nos próximos dias, considerando
que o almoxarifado da Seas ainda está lotado de produtos aguardando a triagem.
A prioridade agora para envio são alimentos e água.
“Já
vivenciamos situações difíceis em decorrência de fortes chuvas, mas não na
proporção como ocorreu no Rio Grande do Sul, por isso a adesão dos rondonienses
a esta ação solidária tem sido fundamental para que Rondônia contribua com o
que as pessoas do Sul mais precisam neste momento desolador”, observou a secretária
e primeira-dama Luana Rocha.
SALVAMENTO
Além
da arrecadação de donativos, o governo de Rondônia presta assistência com
equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) especializadas em
salvamento terrestre e aquático, além da equipe aeromédica. Um dos integrantes
do Grupamento Aéreo, que já retornou, o subtenente bombeiro Servanildo de
Oliveira, disse que se depararam com um cenário de guerra, atuando dentro
d’água, sob um frio de 7 graus com sensação térmica de 5. “Trabalhamos em várias
frentes de resgate, fizemos policiamento para evitar saques e crimes e
recolhemos animais. Mas um dos momentos que mais me marcou foi o atendimento de
uma criança que estava na UTI e já dentro da aeronave teve parada
cardiorrespiratória e foi, digamos assim, ressuscitada pela equipe”, citou,
completando que ao todo foram 40 transportes aeromédicos realizados pelo
Grupamento rondoniense.
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)