Terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 18h09

Rondônia avança na
inclusão social ao sancionar nesta terça-feira (3), a Lei nº 5.921, que equipara más-formações congênitas, como fissura
labiopalatina e anomalias craniofaciais, às deficiências físicas para efeitos
jurídicos no Estado.
O
decreto foi assinado pelo governador em exercício, Sérgio Gonçalves, após
aprovação pela Assembleia Legislativa, reforçando o compromisso com a igualdade
e acessibilidade. “Com essa medida garantimos dignidade e inclusão social a
quem enfrenta desafios de saúde e acessibilidade”, ressaltou.
A
nova legislação assegura às pessoas com essas condições os mesmos direitos e
benefícios sociais concedidos às pessoas com deficiências físicas, mentais,
intelectuais ou sensoriais. Além disso, a lei institui a gratuidade no
transporte intermunicipal por meio do Passe Livre, conforme regulamentação da
Lei nº 1.307, de 2004.
A
Lei especifica ainda que a Declaração de Reabilitação dependerá de avaliação
especializada que considere aspectos como impedimentos corporais, fatores
socioambientais, limitações de atividades e restrições de participação.
AÇÕES GOVERNAMENTAIS
O
governo de Rondônia já implementou importantes medidas para garantir atenção integral às
pessoas com fissura labiopalatal. A Lei nº 5.551, de 12 de maio de 2023 tornou obrigatória a
notificação de nascimentos de crianças com essa condição em até 48 horas,
viabilizando o tratamento multidisciplinar desde os primeiros atendimentos até
a alta. Além disso, o Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), criado em 2018
e localizado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, oferece atendimento
especializado com profissionais como pediatra, psicólogo, fonoaudiólogo,
nutricionista, entre outros. O governo do estado também instituiu a Semana
Estadual de Conscientização sobre Fissura Labiopalatina para reforçar o
diagnóstico precoce e sensibilizar os profissionais da saúde.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)