Porto Velho (RO) terça-feira, 30 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Igreja Evangélica Assembleia de Deus realiza Oficina de Música


Violinista Pedro Henrique e violoncelo Pâmela - Gente de Opinião
Violinista Pedro Henrique e violoncelo Pâmela

Esse final de semana, 24 a 26 de novembro de 2023, foi marcado com a presença de diversos músicos do estado de Rondônia e até de outros estados, como: São Paulo, Minas Gerais e Paraná, todos reunidos no Templo Sede da Assembleia de Deus, na rua Pastor Messias Barbosa, 3200, Tiradentes, com o mesmo propósito: “agregar conhecimento na área da música”. Isso foi possível através da “Oficina Musical” realizada pela União dos Músicos das Assembleias de Deus de Rondônia-Umadron.

Segundo o Presidente da Umadron, maestro João Ramos, da cidade de Jí Paraná-RO, que trabalha há 38 anos com a música, diz estar surpreso com a qualidade dos músicos: “O trabalho foi espetacular, muito lindo, melhor do que esperávamos”; acrescenta que aprendeu de tal maneira que desejava ficar mais tempo; “tanto a orquestra quanto o coral foram fantásticos, parabéns, deu tudo certo, Deus é maravilhoso”, evidencia.

De acordo com o Coordenador do Departamento Musical da Assembleia de Deus em Porto Velho, Rafael Leite de Souza, o evento foi para os músicos das Assembleias de Deus em Rondônia, alcançando os níveis intermediário e avançado. “O objetivo nosso era trazer conhecimento de músicos experientes de orquestras sinfônicas e bandas militares, juntando, assim, experiência e o ensinamento para efetuarmos o perfeito louvor a Deus; não somente com nosso coração, mas também afinados, assim executaremos melhor nosso instrumento.

Para o maestro Rafael, a oficina foi eficaz, o objetivo foi alcançado, “algumas pessoas falaram que em apenas uma hora os professores mudaram o conceito deles de música, mudaram o jeito de tocar o instrumento e também a postura! Temos também o propósito de levarmos esses cursos para os músicos que não puderam estar presentes, deste modo formaremos mais músicos no estado de Rondonia e futuramente teremos milhares de músicos para louvar e engrandecer o nome de Jesus”, destaca.

“Fui influenciado pelo meu pai, que tocava guitarra em casa e na igreja. Com ele aprendi tocar guitarra. Logo, fiz teoria musical no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e ali aprendi tocar o trombone de vara. Toquei na Orquestra da Assembleia de Deus em Fortaleza e na banda do Piamarte. Passei no concurso e hoje sou sargento do exército, militar músico. Estou em Porto Velho desde 2019”, acrescenta Francisco de Assis R. V. Júnior, de Fortaleza-CE.

O músico de Belo Horizonte-MG, Diogo Gonçalves, tem 24 anos na música e 22 deles toca saxofone, diz: “Sou Sargento Músico da Aeronáutica em Minas Gerais, é a primeira vez que venho a Rondônia, uma experiência maravilhosa, porque um investimento como esse na música faz com que os músicos tenham capacidade de adorar a Deus cada vez melhor! Fiquei surpreso porque a estrutura foi muito bem feita, um evento muito bem organizado. Os professores são muito bem capacitados”! Diogo deixou Eclesistico 9.10 – Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; no final fala: “Se existe um lugar ou um tempo em que podemos e devemos fazer algo para a Deus, esse tempo se chama hoje. Não sabemos o que será no amanhã, portanto estar em condições e preparados para adorar o Senhor bem e com excelência é muito importante porque Ele merece toda honra e toda a glória! Deus continue abençoando toda a igreja, os organizadores do evento e o ministério por investir tanto nos músicos”, pontua.

“Um evento dessa natureza agrega muito valor à cultura local, além de nos aproximar do criador pois acreditamos que Deus fala conosco através da música”, confirma o maestro da Orquestra Harmonia Celeste, Mário Sidney.

Pedro Henrique da Silva Leal, de Maringá-PR, relata que está envolvido com música desde os 8 anos de idade, sempre tocando violino, trabalha profissionalmente com o violino desde os quatorze anos e que atualmente é Spalla da Orquestra Filarmônica da Unicesumar, produtor musical e cultural, dá curso em todo Brasil, formado em música no Brasil e também na Italia, descreve: “É a primeira vez que venho a Rondônia, queria conhecer a realidade dos músicos da igreja aqui, fiquei feliz por ter sido acolhido tão bem, me senti em casa desde a primeira hora que que cheguei aqui. A orquestra me surpreendeu, principalmente os metais da orquestra, quanto as cordas faz-se necessário reunir um número maior de cordas na orquestra. Vou embora com muita felicidade e a responsabilidade de continuar esse trabalho mesmo de longe, faremos alguns trabalhos online. Pensamos em voltar para uns cursos presenciais com uma duração maior”, finaliza.

Pâmela Prado, de Maringá-PR, 10 anos no violoncelo, estuda música desde os 7 anos de idade. “Estou surpresa com a orquestra, eu gostei muito porque os alunos são muito interessados para aprender, eles são muito animados, estão de parabéns”, conclui Pâmela.

O musical contou com a presença de músicos iniciantes e profissionais, dentre eles estava também o professor trompetista, Gerson Coração-SP.

O musical teve encerramento no domingo à noite, o público foi agraciado com lindas apresentações, musical. 

Galeria de Imagens

  • COORDENADOR MUSICAL DE PORTO VELHO RAFAEL LEITE
    COORDENADOR MUSICAL DE PORTO VELHO RAFAEL LEITE
  • CORAL HARMONIA SANTA
    CORAL HARMONIA SANTA
  • MAESTROS JOÃO E SIDNEY
    MAESTROS JOÃO E SIDNEY
  • PR. NELSON LUCHTENBERG COM OS PROFESSORES E COORDENADORES DO MUSICAL
    PR. NELSON LUCHTENBERG COM OS PROFESSORES E COORDENADORES DO MUSICAL

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

APRAMAR recebe Veículo Unidade Móvel para fortalecer a oferta de cursos gratuitos itinerantes em Porto Velho

APRAMAR recebe Veículo Unidade Móvel para fortalecer a oferta de cursos gratuitos itinerantes em Porto Velho

O veículo, adquirido por meio de Termo de Fomento 832/2025/PGE-SEAS, vai ampliar as ações do Projeto Saber Pescar – Melhorando Vidas, idealizado e c

Das cinzas à esperança: professora perde tudo em incêndio e amigos fazem corrente de amor para reconstruir sua vida

Das cinzas à esperança: professora perde tudo em incêndio e amigos fazem corrente de amor para reconstruir sua vida

“Juntos, podemos reconstruir essa história.” A frase, simples, mas carregada de esperança, resume a campanha solidária criada por amigos e familiare

Cidadania, Ministério Público e parceiros levam atendimentos em diversas áreas na abertura da 13ª edição do MP Itinerante na Ponta do Abunã

Cidadania, Ministério Público e parceiros levam atendimentos em diversas áreas na abertura da 13ª edição do MP Itinerante na Ponta do Abunã

Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Encontro discute fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Rondônia

Encontro discute fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Rondônia

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)