Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 - 18h31

Em um
evento emocionante realizado na última segunda-feira, 09 de dezembro, alunos de
escolas públicas de Ariquemes demonstraram seu talento e consciência social ao
participarem do Prêmio MPT na Escola. A iniciativa, promovida pelo Ministério Público
do Trabalho (MPT) em Rondônia e Acre, visa conscientizar sobre os perigos do
trabalho infantil e estimular a produção artística como forma de expressão e
combate a essa prática.
Com o
tema “Trabalho Infantil”, os alunos do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos)
apresentaram trabalhos criativos e impactantes, utilizando diversas linguagens
artísticas como conto, poesia, música e desenho. Já os estudantes do Ensino
Fundamental II (6º e 7º anos) abordaram a temática da “Profissionalização do
adolescente/aprendizagem profissional”, enquanto os alunos do 8º e 9º anos
focaram em “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”.
“É
fundamental levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por
intermédio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em
multiplicadores do conhecimento sobre o tema”, destacou o Procurador chefe do
MPT em Rondônia e Acre, Carlos Alberto Lopes de Oliveira.
A
Coordenadora Estadual do Programa no Sebrae, Rita Assis Costa, complementou: “A
arte é uma ferramenta poderosa para sensibilizar e mobilizar a sociedade. Ao
expressarem suas ideias e sentimentos através da criação artística, os alunos
estão contribuindo para a construção de um futuro mais justo e seguro para
todas as crianças e adolescentes”.
O evento
contou com a premiação dos melhores trabalhos em cada categoria, reconhecendo o
talento e a dedicação dos alunos e o importante papel dos educadores nesse
processo. Os vencedores receberam prêmios e certificados, além de terem seus
trabalhos divulgados em diversos canais de comunicação.
O Prêmio
MPT na Escola é uma iniciativa que demonstra a importância da educação na
prevenção e erradicação do trabalho infantil. Ao envolver os alunos em
atividades artísticas e culturais, o projeto contribui para a formação de
cidadãos conscientes e engajados na luta pelos direitos das crianças e
adolescentes.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Aos 91 anos, seu Eudócio dos Santos foi um dos primeiros moradores atendidos na abertura da 13ª edição do MP Itinerante, realizada na Escola Estad

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho
Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)