Porto Velho (RO) domingo, 21 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Social

Presidente do Sebrae RO recebe homenagem do Povo Gavião, em Ji-Paraná

Etnia confirma os esforços do Sebrae em Rondônia para apoiar projetos de Etnoturismo


Presidente do Sebrae RO recebe homenagem do Povo Gavião, em Ji-Paraná - Gente de Opinião

Ainda durante o Rondônia Rural Show Internacional, promovido pelo Governo de Rondônia em Ji-Paraná, entre os dias 26 e 31 de maio, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti (FCDL), recebeu uma bela homenagem do povo Gavião, de Ji-Paraná.

Josias Cebirob Gavião, uma importante liderança do Povo Ikolen Gavião , concedeu recentemente uma honraria significativa ao presidente: um cocar típico de seu povo . Esse adorno, que simboliza distinção e respeito, é uma indumentária reservada àqueles que ocupam cargos de destaque na sociedade Ikolen, representando uma grande honra.

Além de seu papel como líder, Josias está à frente da Associação Indígena Zavidjaj Djigúhr . Essa entidade desempenha um papel crucial na sustentabilidade da comunidade, sendo responsável, entre outras atividades, pela intermediação do comércio da castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa). A coleta e comercialização da castanha são a principal fonte de renda do povo Ikolen Gavião.

Olhando para o futuro, há um grande potencial para diversificar as fontes de renda da comunidade. A produção de artesanato por mulheres Ikólóéhj é uma atividade com perspectivas promissoras. Reconhecidas por sua maestria, essas artesãs podem integrar a cadeia produtiva do turismo, transformando o artesanato em uma importante fonte de recursos para o desenvolvimento da comunidade.

O Sebrae em Rondônia também é grande apoiador e articulador do projeto de Etnoturismo idealizado por Gavião em sua comunidade, na área rural de Ji-Paraná. Trata-se de uma grande oportunidade de geração e emprego, renda e cidadania, a partir de seus costumes, cultura e modo de vida.

"Recebo esta honraria com imensa gratidão, não apenas pessoalmente, mas como um reconhecimento ao Sebrae em Rondônia. Ela reflete os esforços que nossa instituição tem empreendido, em colaboração com diversas entidades, para o desenvolvimento da valorosa nação Gavião. O Sebrae Rondônia tem planos de estreitar ainda mais a relação com o povo indígena implementando seus melhores produtos de capacitação com o objetivo de desenvolver a cultura empreendedora estes. Darci Cerutti. 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Encontro discute fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Rondônia

Encontro discute fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa em Rondônia

Em alusão ao Junho Violeta, mês de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho

FIMCA e Metropolitana recebem encontro nacional de músicos militares em Porto Velho

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana sediaram, nesta segunda-feira (15), a abertura oficial do 5º Encontro N

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho

Assembleia reforça incentivo à doação de sangue durante o Junho Vermelho

Projetos de lei para estimular novos doadores, apoio a campanhas de coleta e aprovação de recursos destinados ao funcionamento da rede de hemotera

Gente de Opinião Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)