Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A aliança do PT com Cassol é pra valer e terá o Padre Tom candidato ao governo e Ivone ao Senado


Falando a mesma língua

Desde os primórdios da colonização de Porto Velho, com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré comandada pelo visionário americano Percival Farquar, com operários de tantas nacionalidades diferentes, falar a mesma língua é um desafio neste torrão. Cada um puxa a brasa para sua sardinha. Temos uma cidade tradicionalmente dividida e até eleição de sindicato de inspetores de quarteirão dá briga feia.

Voltando a atualidade, com tal histórico, Como não poderia deixar de ser até a reconstrução de Porto Velho estava sendo alvo de divisionismo. As lideranças políticas da municipalidade com um projeto, a classe empresarial com outro e o governo do estado com um terceiro.

Felizmente o governo Confúcio Moura teve a consciência de concluir que deste jeito a coisa não daria em nada e que era preciso resolver as prioridades da capital e dos municípios do interior atingidos pela cheia em conjunto. Com isto convocou-se todo mundo para um simpósio nesta quinta feira para que todos participem da elaboração de um Plano Integrado de Reconstrução e Preservação de Desastres em Rondônia. O pontapé inicial será hoje, a partir das 8 horas, no auditório do Hotel Rondon Palace.

A torcida é que todos se dêem as mãos e que se fale a mesma língua. É a única forma de avançar.

A aliança do PT com Cassol é pra valer e terá o Padre Tom candidato ao governo e Ivone ao Senado - Gente de OpiniãoSó em junho

Ao participar de programa da rádio Globo na manhã de ontem, o governador Confúcio Moura (PMDB) disse que a questão relacionada ao seu vice só será definida em junho nas convenções partidárias. Bem humorado devido as noticias dando conta de ampla vantagem na região central obrigando o adversário Expedito acampar na região, o governador era puro otimismo para a corrida sucessória. 

Gente de OpiniãoVeto confirmado

Se depender do ex-senador Expedito Junior, pré-candidato ao governo pelo Frentão, o atual presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho não terá indicação ao Senado na coligação do PSDB com o PSD, mesmo que Moreira Mendes desista, ou seja, impedido da disputa ao final das convenções partidárias. A vaga garantida é para Hermínio é a peleja da Câmara dos Deputados ou ALE.

Gente de OpiniãoPara valer

A aliança do PT com o senador Ivo Cassol é para valer e terá o Padre Tom candidato ao governo e Ivone Cassol ao Senado. Com isto, a senadora Fátima Cleide será preterida em virtude de um acordo maior em Brasília, conforme revelaram fontes confiáveis. Com isto a aliança para a Câmara dos Deputados com o PT será com o PR, PP, PPS, Partido Verde e Solidariedade.

Gente de OpiniãoNas paradas

Depois de tanto brigar com os árabes e libaneses da prefeitura de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça, pré-candidato a deputado federal pelo PTB já pula cirandinha com os Nacifs e já conta até com apoios importantes na municipalidade. Bom articulador, Fogaça que denunciava o caos nos bairros, agora apresenta soluções até nas invasões com apoio das secretarias de Obras e Serviços Públicos

Gente de OpiniãoÁgua e óleo

Para não aceitar na sua coligação a Câmara dos Deputados lideranças conservadoras como José Bianco (Democratas) e Nilton Capixaba (PTB), o PMDB apresentou ao governador Confúcio um argumento bem convincente: sempre que se procura misturar água com óleo na política rondoniense – trocando em miúdos, juntar políticos antagonistas – a coisa dá chabu. Não deixa de ser verdade.


 

Via Direta

Gente de Opinião*** Uma caravana de lideranças se prepara para participar da audiência sobre as enchentes em Brasília convocada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) na sexta-feira *** Expedito e Moreirão acreditam que até julho terão suas situações resolvidas perante a justiça eleitoral *** Num verdaeiro repiquete a cheia voltou as BRs 364 e 424. Coisa de louco! 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja

Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja

Olhos tecnológicos Enquanto “soberania” é palavra que vai esmaecendo, diluída pela globalização da economia, a palavra “satélite” se fortalece com

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria

Floresta enforcadaSob descrença e entrechoque de opiniões, desde o fim do século XX já havia quem supunha a Amazônia sob o risco de virar savana. A

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja

Tudo se negocia“Soberania”, a palavra da moda, também está associada a um projeto já antigo do senador acreano Sérgio Petecão que propõe abrir o es

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Quem reinaO novo tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA neste início de junho desfez as boas expectativas em torno dos entendimentos entre o empresari

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)