Quinta-feira, 13 de agosto de 2015 - 22h23
CGU aperta
A Controladoria Geral da União (CGU) tem se notabilizado por flagrar maracutaias no municipalismo brasileiro ao longo do tempo. Nos últimos anos a cada sorteio de fiscalização, era uma enxadada na cabeça dos prefeitos, já quase 100 por cento das municipalidades fiscalizadas tinha rolos de superfaturamento. Na verdade, tem de tudo, desde vampirização na merenda escolar, compra de pão até notas frias de oficinas mecânicas.
Nesta temporada, no meio do lote de capitais brasileiras selecionadas para fiscalização esta Porto Velho, ao lado de cidades também denunciadas por malversação, como Campo Grande (MS), Goiânia (GO), e João Pessoa (PB). Em Campo Grande o bicho pegou de tal jeito que o seu prefeito já enfrenta as garras da justiça.
A auditoria da Controladoria Geral da União em Porto Velho, pode arranhar de vez a imagem do prefeito Mauro Nazif ou, caso nada seja encontrado de ilícito – que é o que todos esperamos - se transformar num atestado de boa conduta do nosso alcaide, alavancando seu projeto de reeleição.
Barbas de molho
Com 19 estados vivenciando os problemas advindos da retração econômica e três deles parcelando salários num regime de escalonamento, os servidores públicos andam de barbas de molho. Em Rondônia, no entanto, a arrecadação tem fluído bem com o agronegócio, embora com os prejuízos acarretados pelo fechamento de tantos frigoríficos gerando desemprego no setor.
Taques disputado
Se recusando apoiar a presidente Dilma Rousseff, o governador do Mato Grosso Pedro Taques anunciou sua debandada do PDT, marcando uma posição política inconveniente para seu estado que depende tanto dos recursos da União. Até governadores tucanos fingem apoiar o governo do PT para não serem retaliados nestes momentos bicudos.
Convite de Confúcio
Deixando o PDT o governador Taques já tem vários convites. Além do PSB da família do governador falecido Eduardo Campos, e do PSDB de Aécio Neves, o governador matogrossense também foi convidado para ingressar no PMDB, num convite do governador de Rondônia Confúcio Moura. Mas entrar no PMDB é continuar na base aliada da presidente Dilma, que ele tanto quer se afastar.
Uma luz...
Enfim, uma luz para Porto Velho. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou proposta reduzindo as tarifas de energia nas cidades que sediam usinas hidrelétricas. A capital rondoniense merece desconto duplo porque tem duas usinas, e das grandes, no Rio Madeira. É importante a bancada federal agir e apresar a votação.
Sem oposição
Ficou definitivamente comprovado, por ocasião da CPI da Evasão Fiscal que a oposição foi quase extinta na Assembléia Legislativa de Rondônia. Apenas os deputados Hermínio Coelho (PSD) e Jesuino Boabaid (PT do B) vociferam contra o governo do estado e um outro parlamentar reclama de alguma coisa. As votações têm sido maciçamente a favor dos projetos governistas.
Via Direta
*** Dos vereadores de Porto Velho envolvidos na Operação Apocalipse, apenas um foi punido pelo seu partido *** O PRB, controlado pela igreja Universal expulsou o pastor e vereador Delso Moreira, dando uma reposta à sociedade *** As outras agremiações foram omissas *** È assim que a banda toca em Rondônia: todo mundo espera pelo esquecimento do eleitorado e bola para o mato, já que o jogo é de campeonato!
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja
Olhos tecnológicos Enquanto “soberania” é palavra que vai esmaecendo, diluída pela globalização da economia, a palavra “satélite” se fortalece com

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria
Floresta enforcadaSob descrença e entrechoque de opiniões, desde o fim do século XX já havia quem supunha a Amazônia sob o risco de virar savana. A

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja
Tudo se negocia“Soberania”, a palavra da moda, também está associada a um projeto já antigo do senador acreano Sérgio Petecão que propõe abrir o es

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre
Quem reinaO novo tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA neste início de junho desfez as boas expectativas em torno dos entendimentos entre o empresari
Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)