Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Dúvidas e incertezas


Dúvidas e incertezas

O funcionalismo público e população brasileira em geral vivenciam tempos bicudos em 2015, um ano repleto de dúvidas e incertezas. A União abriu o ano reduzindo os repasses aos estados e municípios, já se fala em novos contingenciamentos de recursos, e os Dúvidas e incertezas - Gente de Opiniãoestados estão adotando uma série de medidas para equilibrar suas contas.

Seja no Rio Grande do Sul, no Paraná, ou em Rondônia a palavra de ordem é cortar gastos, reduzir os cargos comissionados. Tem governador já falando em limitar a aposentadoria dos servidores. Tempos difíceis para os brasileiros.

No caso de Rondônia, afora o pagamento em dia – alguns estados já estão com folha atrasada – as medidas de contingenciamento são quase as mesmas. O governador Confúcio Moura já no final do ano falava em demitir comissionados e de fato, centenas deles ganharam as ruas até antes do Natal e ano novo.

O Ano de 2015 já começa com uma palavra de ordem nas administrações estaduais: demitir mais funcionários e deixar de preencher outros tantos cargos como forma conter os gastos. A prioridade em Rondônia é pagar o funcionalismo em dia.

Ajustes na ALE

Arranhando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, o novo presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) já cogita alguns ajustes na Casa de Leis visando equilíbrio nas contas. O numero de comissionados será reduzido e como desta vez não houve compra de deputados na disputa da mesa a tendência é de uma gestão mais tranqüila. 

Os 35 anos

O PT festeja neste final de semana 35 anos de atividades no Brasil. Aquele que foi o partido da esperança dos brasileiros chega a esta idade mais sujo do que poleiro, sendo protagonista dos principais escândalos financeiros do país nos últimos anos, mas continua um parido vencedor. Foram duas gestões de Lula na presidência e Dilma acaba de ser reeleita para mais quatro anos.

Sumiu do mapa

Depois da prisão no ano passado, o prefeito de Outro Preto do Oeste, Alex Testoni assim que foi libertado, picou a mula. Escafedeu-se. Sumiu do mapa. A vice-prefeita Joselita Araujo continua na titularidade enquanto que Textoni, o homem do boné, foi lamber as feridas nos estados Unidos, onde pretende transferir seus negócios a partir deste ano.

Alça de mira

Os  1º e 2º suplentes de deputados federais Ernandes Amorim (PTB-Ariquemes) e Amir Lando (PMDB-Porto Velho) se movimentam para apressar o afastamento dos titulares Lucio Mosquini (PMDB-Ouro Preto) e Lindomar Garçon (PMDB-Porto Velho), ambos com pendências na justiça. O mais engraçado da coisa é que Lando, que é o segundo suplente também conspira contra o 1º, Amorim. É para se garantir...

Mais Médicos

Conforme anunciou o Ministério da Saúde, Rondônia receberá mais 44 profissionais do programa Mais Médicos, sendo distribuídos em mais 17 municípios. Mesmo sob pressões e com toda chiadeira da classe médica brasileira, se não fossem os médicos importados, regiões mais desassistidas como a Amazônia e o Nordeste estariam numa situação critica. Seria um caos. 
 

Via Direta

*** Apesar do recesso parlamentar, os corredores da Assembléia Legislativa estão bem movimentados. São os novos comissionados chegando *** Já devidamente restabelecidos – até nos “inferninhos” – os comerciantes do Cai N’Água, na região portuária de Porto Velho monitoram diariamente a cheia do Rio Madeira*** As opiniões se dividem sobe a nova enchente.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja

Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja

Olhos tecnológicos Enquanto “soberania” é palavra que vai esmaecendo, diluída pela globalização da economia, a palavra “satélite” se fortalece com

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria

Floresta enforcadaSob descrença e entrechoque de opiniões, desde o fim do século XX já havia quem supunha a Amazônia sob o risco de virar savana. A

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja

Tudo se negocia“Soberania”, a palavra da moda, também está associada a um projeto já antigo do senador acreano Sérgio Petecão que propõe abrir o es

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Quem reinaO novo tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA neste início de junho desfez as boas expectativas em torno dos entendimentos entre o empresari

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)