Quarta-feira, 13 de setembro de 2017 - 05h03

.jpg)
O Diário na história
O dia 13 de setembro é especial para Rondônia. Comemoram aniversário o antigo Território Federal do Guaporé, a TV Rondônia e o nosso Diário da Amazônia, datas comemorativas que fazem parte da nossa história. Do território federal, emergiu um pujante estado, hoje com cerca de 2 milhões de habitantes; da TV Rondônia, a evolução para uma rede de emissoras integrando o estado todo e o Diário da Amazônia assumindo com o tempo o protagonismo da mídia escrita na região.
Mas é do nascimento do Diário que me proponho a contar. Estava lá na inauguração e permaneço na empresa até hoje. O jornal é fruto de uma parceria da família Gurgacz com o jornalista Emir Sfair (NR: já falecido). A primeira edição chegava às bancas há 24 anos. Lembro ainda do dia, todo mundo se esmerando para que tudo fosse o melhor possível. Seu Assis ainda cultivava seu bigode; o Acir bem jovem, mas já demonstrando o espírito empreendedor; Dona Ana comandando a equipe da faxina, o radialista Valdemar Camata anotando tudo para o ato inaugural, já que era o mestre de cerimônias do evento, enquanto o nosso grande maestro da reforma das instalações, o Bedin da Eucatur cuidava dos detalhes finais com nosso diretor comercial Mauro Sfair. O governador Oswaldo Piana e o prefeito de Porto Velho José Guedes – que não se bicavam na época! - presentes ao evento.
![]() |
![]() |
![]() |
Da parte do jornalismo, sob o comando de Emir Sfair e Valdir Costa um clima de expectativa para que tudo funcionasse nos conformes. Afinal o rotativo trazia a novidade da informatização e a coisa apresentava muitas surpresas, às vezes desagradáveis para os menos experientes. Padeci nos primeiros dias, colunas inteiras desapareciam do computador. Marcelinho, nosso atual editor era arquivista, Marcos Grutzmacher o primeiro fotógrafo, o Natalino o primeiro diagramador, numa equipe que já começou contando com alguns jornalistas veteranos, como Ana Aranda, Bosco Golveia, Ildefonso Valentin. Acho que nesta época o Lubiana, deveria ter uma vistosa cabeleira, ainda era foquinha na sucursal do Diário em Ji-Paraná!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Por falar em veteranos, na atual redação abundam os velhinhos, pois além do Ildefonso, temos o Zé Katraca e o artista plástico Zhogbi. Minhas homenagens aqueles que já foram ao andar de cima, como o inesquecível Emir Sfair, Sérgio Valente, Paulo Queiroz, Carlinhos, Edmundo, Rose Venturini, entre outros que deixaram saudades nesta redação.
No mais, em nome do SGC, meus agradecimentos a direção, corpo de funcionários e aos nossos anunciantes que ao longo de toda trajetória deste jornal tornaram possível a defesa intransigente das bandeiras deste estado. Nosso Diário tem sido testemunha ocular das grandes mudanças deste estado.
![]() |
.
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja
Olhos tecnológicos Enquanto “soberania” é palavra que vai esmaecendo, diluída pela globalização da economia, a palavra “satélite” se fortalece com

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria
Floresta enforcadaSob descrença e entrechoque de opiniões, desde o fim do século XX já havia quem supunha a Amazônia sob o risco de virar savana. A

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja
Tudo se negocia“Soberania”, a palavra da moda, também está associada a um projeto já antigo do senador acreano Sérgio Petecão que propõe abrir o es

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre
Quem reinaO novo tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA neste início de junho desfez as boas expectativas em torno dos entendimentos entre o empresari
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)