Sábado, 5 de abril de 2014 - 22h20
.jpg)
O quadro sucessório
As definições do quadro sucessório estadual ainda estão distantes. Os entendimentos não avançam e até agora apenas o tucano Expedito Junior falou do seu vice – seria o deputado estadual Neodi Carlos - mas o tucano mesmo ainda depende de uma certidão do Supremo para se garantir como candidato.
Os blocos ainda estão em formação. O primeiro tendo como eixo PMDB/PDT/PSB, num repeteco do pleito passado com Confúcio Moura a governador e Acir Gurgacz ao Senado. O PSB pleiteia o sargo de vice. A esquadra governista tem como viga de sustentação, os campeões de votos ao senado, a ALE e Câmara dos Deputados.
O segundo bloco tem como base o PP/PPS/PR, costurado pelo senador Ivo Cassol. Sua esposa Ivone deverá ser a candidata ao governo. Não tem vice, tampouco candidato ao Senado definidos. Num terceiro bloco em formação, se juntam o PSDB/PSDC/PSD com Expedito, Neodi (vice) e Moreira Mendes ao Senado.
O PT caminha quase isolado com padre Tom ao governo. Teria um candidato a vice acertado, que seria Agnaldo Muniz do PSC. Os petistas ainda esperam atrair o PP de Ivo Cassol indicando o vice. E Fátima Cleide poderia ser a candidata ao Senado.
A quinta pré-candidatura vigente é do engenheiro Alberto Cantanhede (PSOL). Neste caso, a tendência é de juntar os trapos com o PSTU indicando o vice Jaderson Silva.
Política de alianças
O PSB discute sua política de alianças para as eleições de outubro, num encontro estadual, marcado para Pimenta Bueno, na próxima semana. O partido deve aprovar o nome do secretário municipal de Administração de Porto Velho Mário Medeiros para ser indicado vice de Confúcio Moura e a participação de um chapão à Câmara Federal com o PMDB e o PDT.
Apaziguamento
O patriarca da família Cassol, o ex-deputado federal Reditário Cassol esta tentando apaziguar os irmãos brigões, Césinha (prefeito de Rolim de Moura) e Ivinho (senador da República). Ambos moleques brigões já estão arrependidos das cenas protagonizadas na semana que passou com muita roupa suja lavada pela imprensa. Logo, logo estarão pulando cirandinha de novo...
A candidatura
Por falar na família Cassol, assim que passem as turbulências, será confirmado o nome da esposa de Ivo, a empresária Ivone Cassol para disputar o governo do estado. Ela vai pilotar a aliança PP/PPS/PR que conta com mais algumas legendas. É possível que antigos aliados pulem fora, como o PSDC de Edgar do Boi e Neodi Carlos e o PTB de Nilton Capixaba.
As alianças
Por falar em Nilton Capixaba, coordenador da bancada federal, ele informou à coluna que ainda não definiu aliança do seu PTB com outras legendas. O líder trabalhista que é candidato a reeleição, entende que as coalizões políticas ainda estão instáveis e que as coisas vão ficar mais claras perto das convenções de junho. No início da semana ele foi sondado para ingressar na coligação PSDB/PSDC/PSD para Câmara dos Deputados.

Vale do Guaporé
O deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN) abriu ontem pela manhã visitações as suas bases nos municípios de São Miguel, São Francisco e Costa Marques, no Vale do Guaporé. Ele se reúne com lideranças partidárias para acertar as nominatas do seu partido a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados e quem deverá apoiar ao governo.
Via Direta

*** O governador Confúcio Moura deu clara demonstração que a construção do novo Espaço Alternativo é prá valer e por isto esta tocando a obra no peito e na raça *** Resta saber como ficarão as coisas com o Ministério Público, a Infraeero e a Aeronáutica *** Trocando de saco para mala: Toneladas de lixo infestam as áreas alagadas de Porto Velho. Que cidade imunda.

Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja
Olhos tecnológicos Enquanto “soberania” é palavra que vai esmaecendo, diluída pela globalização da economia, a palavra “satélite” se fortalece com

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria
Floresta enforcadaSob descrença e entrechoque de opiniões, desde o fim do século XX já havia quem supunha a Amazônia sob o risco de virar savana. A

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja
Tudo se negocia“Soberania”, a palavra da moda, também está associada a um projeto já antigo do senador acreano Sérgio Petecão que propõe abrir o es

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre
Quem reinaO novo tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA neste início de junho desfez as boas expectativas em torno dos entendimentos entre o empresari
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)