Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

PSB estuda acolher a filiação do governador Confúcio Moura - Por Carlos Sperança


A explosão da violência

Diante da explosão de violência no Espírito Santo e indícios que o mesmo problema pode ser estendido a outros estados, como já se verifica no Rio de Janeiro, o governo de Rondônia se organizou, sob PSB estuda acolher a filiação do governador Confúcio Moura - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãoa liderança da Secretaria de Segurança, para lançar seu plano para combater o crime organizado. Conforme as estimativas do setor de inteligência, a maior parte das ocorrências policiais em Porto Velho está relacionada ao tráfico de drogas e isto é confirmado pelo alto percentual de presos ligados ao pó lotando as penitenciárias.

Que nossas autoridades, no bojo deste plano de segurança, não se esqueçam dos estabelecimentos de ensino onde os traficantes fazem morada. Como conseqüência já foi constatado que muitos estudantes, cooptados pelo crime freqüentam as aulas armados causando terror aos alunos e professores. Urge que a patrulha escolar seja reforçada pelos organismos de segurança, com apoio do governo estadual e das prefeituras.



 

PSB pode acolher

PSB estuda acolher a filiação do governador Confúcio Moura - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O PSB abriu o ano com reunião do Diretório Estadual projetando ações para 2017 e 2018 e tratando de acolher possíveis adesões para as a disputa de cargos majoritários nas eleições 2018. Com o vice Pereirinha podendo assumir o governo no ano que vem, o partido estuda acolher a filiação do governador Confúcio Moura, atualmente no PMDB, para disputar uma vaga ao Senado.

Pacto federativo

Para discutir um novo Pacto Federativo, o presidente do Senado Eunicio de Oliveira (PMDB) anunciou reunião com os governadores dos estados em Brasília no próximo dia 15, quarta-feira. Como se sabe, prefeitos e governadores pleiteiam uma redistribuição de recursos da União que possa atender a todos de forma equânime. Atualmente o governo federal fica com a fatia do leão do bolo orçamentário.

Em abril

Às pressas, a justiça eleitoral programou as eleições complementares a prefeito, em Guajará Mirim para 2 de abril. A inscrição dos candidatos e a campanha eleitoral serão feitas em tempo reduzido. O candidato Rodrigo Nogueira (PDT) teria desistido de disputar o novo pleito, cujo resultado foi anulado, tendo o vencedor, o ficha suja Antonio Bento (PMDB), impedido de voltar à peleja.

A regularização

Com apoio das bancadas federais de Rondônia e do Mato Grosso, a medida provisória sobre a regularização fundiária rural e urbana já tramita no Congresso Nacional desde o final de dezembro. As novas regras já estão em vigor, mas dependem de exame de uma comissão mista na Câmara e Senado até o mês de abril. A MP já recebeu nada menos do que 732 emendas parlamentares.

Ponto polêmico

Existe um ponto polêmico na MP da regularização fundiária. Ocorre que ela permite que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA pague em dinheiro pelos lotes desapropriados para o Programa Nacional de Reforma Agrária. Atualmente esse pagamento é feito apenas por meio dos chamados Títulos da Divida Agrária (TDAs).
 

Via Direta

*** Prefeitos rondonienses tem desembarcado em Brasília em busca de recursos oriundos de emendas parlamentares no Congresso Nacional *** Com os movimentos sociais de volta as ruas para exigir punições aos políticos corruptos, a celebração de alianças para 2018 está sendo proteladas *** Maior papagaio de pirata do País o deputado federal Lindomar Garçon (PMDB-RO) será indicado para o Guinness, o livro dos recordes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja

Os piratas dos rios amazônicos, vale tudo nessas eleições e a dura peleja

Olhos tecnológicos Enquanto “soberania” é palavra que vai esmaecendo, diluída pela globalização da economia, a palavra “satélite” se fortalece com

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria

A força do PL em Rondônia e toda máquina chapa branca já está à disposição de Fúria

Floresta enforcadaSob descrença e entrechoque de opiniões, desde o fim do século XX já havia quem supunha a Amazônia sob o risco de virar savana. A

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja

Tudo se negocia, uma tradição, mais aprovados e pastores na peleja

Tudo se negocia“Soberania”, a palavra da moda, também está associada a um projeto já antigo do senador acreano Sérgio Petecão que propõe abrir o es

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Avanço das facções em Rondônia e a tutela do Acre

Quem reinaO novo tarifaço imposto ao Brasil pelos EUA neste início de junho desfez as boas expectativas em torno dos entendimentos entre o empresari

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)