Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Mais de 98 mil empresas de micro e pequeno porte foram abertas no primeiro bimestre de 2021

Apesar do aumento em janeiro, o mês de fevereiro apresentou retração na abertura de novos negócios em comparação aos últimos anos


Mais de 98 mil empresas de micro e pequeno porte foram abertas no primeiro bimestre de 2021 - Gente de Opinião

No primeiro bimestre desse ano, foram abertas em todo o país 98,1 mil micro e pequenas empresas, número 1,7% abaixo do registrado no mesmo período de 2020. Desse universo, 55,9 mil, o que corresponde a 57%, foram abertas no mês de janeiro. As informações constam em levantamento realizado pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal.

Apesar do mês de janeiro ter apresentado um crescimento de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, o baixo desempenho na abertura de empresas em fevereiro puxou o resultado do bimestre para baixo. No segundo mês desse ano, houve uma retração de 15,8% em relação ao mês de fevereiro de 2020 na abertura de novos negócios.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, esse declínio de abertura de empresas de micro e pequeno porte em fevereiro pode retratar as dificuldades que os empreendedores estão tendo devido ao avanço da pandemia no país, desde o final do ano passado. “Voltamos a conviver com medidas mais restritivas do comércio nos estados e isso impacta diretamente no desempenho dos pequenos negócios no país, principalmente os ligados aos ramos de alimentação e vestuário”, frisou Melles.

Ao analisar o desempenho da abertura dos pequenos negócios por atividade, em fevereiro, dos 20 segmentos com maior registro de abertura, 18 registraram queda significativa em relação ao mesmo período de 2020. Entre eles estão as atividades de lanchonetes e similares, com queda de 37% e restaurantes, menos 34%. O comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, como por exemplo mercearias e minimercados, caiu 26% e o de vestuário, 24%.

Apenas duas atividades apresentaram aumento de abertura de empresas em fevereiro. A de consultoria em gestão empresarial, que subiu 6%, e a atividade de corretagem, compra e venda e avaliação de imóveis, que apresentou aumento de 4% em fevereiro deste ano.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

IBGE abre nova seleção para preencher 1,4 mil vagas temporárias

IBGE abre nova seleção para preencher 1,4 mil vagas temporárias

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a contratação temporária de 1.414 p

Contribuição Sindical acabou. Mas acabou mesmo?

Contribuição Sindical acabou. Mas acabou mesmo?

O SIMPI emitiu um alerta aos empresários da indústria, do comércio e dos serviços sobre a volta da cobrança da chamada contribuição assistencial por

Sine Estadual disponibiliza 2.653 vagas de emprego em Rondônia

Sine Estadual disponibiliza 2.653 vagas de emprego em Rondônia

O governo de Rondônia mantém abertas 2.653 vagas de emprego por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine-RO), ampliando a inserção de trabalhadores

Empreendedorismo jovem avança no Norte e aponta potencial de crescimento em Rondônia

Empreendedorismo jovem avança no Norte e aponta potencial de crescimento em Rondônia

O empreendedorismo jovem tem ganhado espaço no Brasil e se consolidado como uma alternativa de geração de renda, autonomia financeira e desenvolvime

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)