Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Abertas as inscrições para processo seletivo de instrutores do Pronatec Mulheres Mil, até dia 17


Instrutores são contratados conforme as demandas dos cursos profissionalizantes - Gente de Opinião
Instrutores são contratados conforme as demandas dos cursos profissionalizantes

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas até domingo (17), para o Processo Seletivo Público Simplificado de Bolsistas Instrutores,  a fim de atuarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Mulheres Mil – Bolsa Formação, na forma de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), presencialmente nas Unidades Executoras (UEx)  da Instituição de ensino profissionalizante ou online.

As inscrições podem ser realizadas por meio do edital, https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-no-1-2024-processo-seletivo-publico-simplificado-de-bolsistas-instrutores/,  disponibilizado no site do Idep, https://rondonia.ro.gov.br/idep/, no qual está publicado o edital com todas as informações.

Podem se inscrever para as vagas previstas, desde que atendidos os critérios do Processo Seletivo, o público em geral, inclusive servidor ativo ou inativo de qualquer instituição da administração pública federal, estadual ou municipal. De acordo com o edital, o prazo de validade será de até um ano, a contar da data de publicação do resultado final, no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof-RO), podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Idep.  A vigência da Bolsa será de acordo com o período de execução dos cursos nos municípios, e conforme a necessidade do Instituto. O resultado final, com a lista geral de credenciados sairá no dia 5 de abril de 2024.

QUALIFICAÇÃO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização de mais um processo seletivo, com o objetivo de selecionar instrutores, que vão atuar em cursos profissionalizantes, reflete os avanços que a educação profissional vem tendo nos 52 municípios rondonienses.

“Com a contração de mais instrutores, o ensino profissionalizante se fortalece porque aumenta o número de cursos voltados aos cidadãos, os quais, ao obterem qualificação da mão de obra,  têm mais chances  de melhorar de vida, com a inserção no mercado de trabalho”, declarou.

MULHERES MIL

Educação profissional capacita aluno, conforme as tendências do mercado de trabalho - Gente de Opinião
Educação profissional capacita aluno, conforme as tendências do mercado de trabalho

O Programa Nacional Mulheres Mil foi instituído nacionalmente em 2011, como resultado positivo alcançado por uma iniciativa piloto de mesmo nome, lançada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/Mec). Seu objetivo é promover a formação profissional, bem como o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste.

VAGAS

O Processo Seletivo lançado pelo Idep visa selecionar instrutores que vão atuar em cursos do Pronatec Mulheres Mil, voltados aos municípios e distritos. Os cursos serão ministrados, conforme as demandas do mercado de trabalho e vocação econômica de cada localidade. Os locais contemplados neste cronograma (anexo ao edital) e os cursos para os quais serão selecionados instrutores,  são:

Guajará-Mirim

  • Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem;
  • Depilador;
  • Manicure e Pedicure;
  • Artesão Biojoias.

Nova Mamoré 

  • Artesão de Biojoias;
  • Artesão de Pintura em Tecido.

Distrito de Calama

  • Artesão de Biojoias
  • Depilador
  • Manicure e Pedicure
  • Horticultor Orgânico

Distrito de Extrema

  • Horticultor Orgânico;
  • Agricultor Orgânico;
  • Manicure e Pedicure;
  • Artesão de Biojoias.

Porto Velho

  • Assistente Administrativo;
  • Maquiador;
  • Artesão de Pintura em Tecido;
  • Depilador;
  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Salgadeiro;
  • Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

Ji-Paraná

  • Maquiador;
  • Artesão em Bordado à Mão.

Ariquemes

  • Manicure e Pedicure;
  • Assistente Administrativo.

Vilhena

  • Manicure e Pedicure.

Cacoal

  • Artesão em Bordado à Mão.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)