Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Educação profissional amplia ensino de piscicultura em Rondônia


Aulas de piscicultura contemplam alunos dos cursos técnicos em zootecnia, agropecuária, agronegócio e agroecologia - Gente de Opinião
Aulas de piscicultura contemplam alunos dos cursos técnicos em zootecnia, agropecuária, agronegócio e agroecologia

Um dos principais setores da economia rondoniense, a piscicultura ganha mais espaço no ensino profissionalizante em Rondônia. Com o objetivo de capacitar mão de obra para o segmento econômico, que cresce em ritmo acelerado no estado, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) amplia as aulas sobre o ramo de atividade para os alunos da unidade executora em Pimenta Bueno, Centro Técnico de Educação Rural (Centec – Abaitará).

A Piscicultura é uma disciplina do Curso Técnico em Zootecnia, mas contempla os alunos dos demais cursos técnicos da instituição de ensino – Agronegócio, Agroecologia e Agropecuária.

Entre os temas estudados estão:

  • Manejo e Produção
  • Qualidade da Água
  • Nutrição e Alimentação
  • Tecnologias e Sistemas
Estudo do  tambaqui,  valioso produto de exportação de Rondônia - Gente de Opinião
Estudo do tambaqui, valioso produto de exportação de Rondônia

Segundo o professor de zootecnia do Idep, Marcelo Cabral, que é doutor em ciência animal, as aulas da matéria acontecem uma vez por semana em um tanque de superfície, que foi construído em setembro de 2025, depois da experiência exitosa de um ex-aluno do Curso Técnico em Agropecuária. “O estudante iniciou em agosto de 2024, um estágio sobre aquaponia, um sistema sustentável que combina a criação de peixes, aquicultura, com o cultivo de plantas sem solo, hidroponia”, lembrou o docente.

O trabalho do então formando foi realizado em uma caixa de água com 24 tambaquis. Diante do sucesso da atividade acadêmica, um produtor fez a doação de 150 unidades do peixe, cuja produção em Rondônia é recorde, fazendo do estado um dos maiores exportadores no Brasil desse pescado.


MERCADO GLOBAL

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, qualificar mão de obra no setor, que é um dos pilares da economia rondoniense, é fundamental porque incentiva as novas gerações a manter  o  avanço  do agronegócio, outra vocação econômica do  estado. “Rondônia vem se destacando cada vez mais pela qualidade da sua produção. A costelinha de tambaqui, por exemplo, já foi premiada em um evento nos Estados Unidos, vencendo mais de setenta outros produtos de diversas partes  do mundo”, evidenciou.

Atividades de piscicultura acontecem uma vez na semana - Gente de Opinião
Atividades de piscicultura acontecem uma vez na semana

ESCOLA MÓVEL

De acordo com a aluna do 3º ano do Curso Técnico em Agroecologia, Laryssa Ramos Pereira, de 17 anos, as aulas de piscicultura estão tendo um benefício duplo. Além de adquirir novos conhecimentos para enriquecer o seu currículo, a estudante compartilha o que aprendeu em casa.  “Meu pai tem um tanque de piscicultura de pequeno porte, então todas as novidades que vejo na escola eu apresento para ele melhorar o trabalho dele”, contou a moradora de Nova Brasilândia do Oeste.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destacou que além das aulas do Centec Abaitará , a instituição conta com a Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura, que leva capacitação a todas as regiões do estado. “Enquanto o ensino itinerante oferta cursos de curto e média duração para a comunidade de municípios rondonienses, os cursos técnicos voltados ao agro oferecem uma formação mais robusta sempre com foco no desenvolvimento socioeconômico.”

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)