Quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 05h18

Uma parceria entre a Embrapa Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) resultou na criação do primeiro e único curso de mestrado em Ciências Ambientais do estado. O curso tem como foco a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.
O coordenador do curso, professor Emanuel Souza, explica que o programa está estruturado na área de concentração “Biodiversidade amazônica e agricultura sustentável”, pelo entendimento de que o progresso sustentável da Amazônia é dependente de uma visão multidisciplinar das especificidades regionais.
O curso contemplará duas linhas de pesquisa: “Prospecção de produtos da biodiversidade, utilização racional dos recursos naturais e riscos à sustentabilidade do bioma amazônico” e “Estudos das inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico”.
Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexandre Passos, a Empresa é pioneira em diversas linhas de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção animal e vegetal no bioma amazônico. Nesse sentido, o mestrado terá como foco o desenvolvimento sustentável da região por meio da prospecção e utilização racional da biodiversidade existente. “Além disso, o curso visa à construção do conhecimento e de tecnologias agrícolas que contribuam para o avanço da fronteira do conhecimento e a incorporação de tecnologias emergentes e apropriadas para a Amazônia”, destaca.
A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.
O período de inscrições e outros detalhes sobre a seleção serão divulgados em breve. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico http://www.pgca.unir.br
Fonte: Kadijah Suleiman
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA
A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)