Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Escolas da Rede Estadual da região Madeira-Mamoré potencializam mobilização para o Saeb


As provas do Saeb serão aplicadas nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino - Gente de Opinião
As provas do Saeb serão aplicadas nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar as equipes escolares e suas comunidades sobre a importância de obter um bom desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, o Governo de Rondônia lançou o Projeto Saeb: nossa meta é você! 

O projeto que é realizado pela Secretaria de Estado da Educação – Seduc, mediante as Coordenadorias Regionais de Educação – CREs em todo o Estado, contou com o desenvolvimento de ações e mobilizações junto às nove escolas da rede estadual, na região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Na quarta-feira (27), a equipe gestora, professores, alunos dos terceirão da Escola Estadual Simon Bolívar – Escola do Novo Tempo e equipe da CRE participaram de um pit stop conscientizando sobre a importância da comunidade estudantil participar da avaliação.

A ação contou com o apoio de agentes de campanhas educativas em Guajará-Mirim, da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran. A equipe gestora da Escola Simon Bolívar ainda realizou, no período  o “Saeb com café” reunindo os pais de alunos. Em Guajará-Mirim e Nova Mamoré a mobilização externa iniciou na quarta-feira e segue até a sexta-feira (28).

O pit stop visou conscientizar a comunidade sobre o Saeb - Gente de Opinião
O pit stop visou conscientizar a comunidade sobre o Saeb

CICLOS

A aplicação da prova ocorrerá entre 23 de outubro e 3 de novembro de 2023 no estado de Rondônia, e visa medir o nível de ensino da Educação Básica oferecido aos estudantes. A formação vem ocorrendo por quatro Ciclos de Acompanhamentos e Orientações – CAO contínuos, sob coordenação da Seduc. A região Madeira-Mamoré está passando pelo terceiro ciclo, que engloba a mobilização da comunidade externa estudantil e familiares, envolvendo toda a sociedade para a importância da avaliação.

A coordenadora Regional de Educação de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, Eunice Oliveira Pires Santos destacou que, as ações são estratégias pedagógicas de grande importância para o alcance das metas do Saeb 2023. “O Saeb é, hoje, a principal ferramenta para medir a qualidade do ensino. Esse apoio da família e da escola aos estudantes é fundamental para que eles cheguem ao dia da prova tranquilos e seguros dos conteúdos que foram trabalhados em sala de aula”, completou.

O aluno do 3º ano da Escola Simon Bolívar, Lucas Evangelista, destacou que, “o Saeb tem a importância de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb da nossa escola. Aumentando nossa nota, consequentemente seremos beneficiados em relação à estrutura, alimentação, do bom e do melhor. Hoje, com esse projeto na rua, mostramos que nossa escola Simon Bolívar se importa com o projeto”, enfatizou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)