Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais em Porto Velho podem ser realizadas até quinta-feira,12


Entre os cursos ofertados está o de barbeiro, que cria oportunidades no promissor mercado da beleza - Gente de Opinião
Entre os cursos ofertados está o de barbeiro, que cria oportunidades no promissor mercado da beleza

Jovens em início de carreira, e trabalhadores que buscam a atualização do currículo, estão procurando cada vez mais se qualificar profissionalmente. Para atender à crescente demanda, o governo de Rondônia, com ações do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) iniciou mais um cronograma de cursos, cujas inscrições estão abertas até esta quinta-feira (12). Os interessados podem se inscrever pelo link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-porto-velho-ro-inscricoes-ate-12-9/.

As aulas serão ministradas na sede da Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, localizada na Avenida Tiradentes, no Bairro Industrial, e nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros. Nesta programação, são oferecidos cursos em diferentes áreas como gestão, negócios, comunicação, segurança, saúde e beleza. A idade mínima para participar é 16 ou 18 anos, dependendo do curso que o candidato possa se interessar.

RITMO DE CRESCIMENTO

Para o governador Marcos Rocha, a educação profissional está contribuindo para que o governo mantenha o ritmo de crescimento da economia, gerando emprego e renda, com foco no progresso econômico e no desenvolvimento social.

“O estado de Rondônia tornou-se um referencial com indicadores positivos, porque a gestão estadual investe em vários setores de forma sustentável, sempre valorizando a qualidade de vida do cidadão rondoniense”, ressaltou Marcos Rocha, acrescentando que viabilizar a qualificação da mão de obra dos alunos e trabalhadores faz parte desse contexto.

CARREIRA DE SUCESSO

Luciano Vasques Ferreira, de 24 anos, é um dos alunos que estão aproveitando as oportunidades geradas pelo ensino profissionalizante para fazer a diferença na vida profissional. O estudante faz o Curso Técnico em Administração no Idep porque acha importante o conhecimento na área administrativa para ter sucesso.

“Faço o curso superior de Enfermagem e resolvi conciliar com o Curso Técnico em Administração porque quero saber gerir a minha vida, carreira e meu próprio negócio, caso decida empreender. Trata-se de um aprendizado necessário para se aplicar no dia a dia e que agrega a qualquer atividade”, argumentou o aluno, que mora no Bairro São João Bosco, em Porto Velho.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a variedade de cursos visa corresponder às expectativas do público que procura se capacitar, conforme as tendências do mercado de trabalho. “Trabalhamos com os principais eixos econômicos de desenvolvimento para viabilizar ao estudante, a oportunidade de se qualificar em diversas ocupações dos mais variados segmentos econômicos”, ressaltou.

CURSOS OFERTADOS

Etec

  • Oratória;
  • Assistente Administrativo;
  • Norma Regulamentadora NR 10 (Segurança em instalação e serviço de eletricidade);
  • Primeiros Socorros.

Orlando Freire

  • Assistente de Vendas;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Normas Regulamentadoras NR 10 (Segurança em instalação e serviço de eletricidade);
  • Primeiros Socorros;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Microempreendedor Individual.

Flora Calheiros

  • Norma Regulamentadora NR 01 (Segurança do trabalho e saúde ocupacional);
  • Norma Regulamentadora NR 35 (Trabalho em altura);
  • Norma Regulamentadora NR4 (Segurança do Trabalho);
  • Barbeiro.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)