Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais seguem até quinta-feira, 9


O novo cronograma oferece cursos profissionalizantes em diferentes áreas de atuação  - Gente de Opinião
O novo cronograma oferece cursos profissionalizantes em diferentes áreas de atuação

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas para cursos presenciais em diversas áreas, até quinta-feira (9). Os candidatos podem se inscrever mediante link disponibilizado no site da instituição de ensino profissionalizante https://rondonia.ro.gov.br/idep/.

Neste novo cronograma estão sendo oferecidos cursos de Primeiros Socorros; Tranças e Penteados; Boas Práticas de Copeira Hospitalar; Gerenciamento de Rotina Administrativa; Introdução a Inspeção Sanitária de Carnes Bovinas e Suínas; Bordado a Mão; SPA dos Pés; Homem Pensamento e Cultura; Artesanato Manual Biscuit; Artesanato Manual Fuxico; Ética e Cidadania; Trabalho em Altura (Norma Regulamentadora – NR 35) e Equipamento de Proteção Individual – EPI ( Norma Regulamentadora 06).

Para o governador Marcos Rocha, a variedade de cursos ofertados é uma estratégia adotada pelo Governo de Rondônia para contemplar todos os segmentos econômicos, tendo em vista a meta da gestão estadual em garantir mão de obra qualificada em todos os setores da economia rondoniense.

“Cada curso do Idep é lançado conforme as demandas do mercado de trabalho, a fim de que os estudantes fiquem aptos a ocupar postos que surgem nas empresas ou que possam abrir o próprio negócio. A sociedade também sai ganhando com a capacitação dos trabalhadores, que são habilitados a prestar um serviço de excelência ao público”, disse.

Morador do Bairro Igarapé em Porto Velho, Gabriel Rodrigues Portela de Oliveira, 24 anos,  trabalha como autônomo fazendo manutenção de computadores, impressoras e outros equipamentos de informática, e está atualizando o currículo para ampliar a sua atuação. “Busco uma segunda opção profissional para crescer no mercado de trabalho”, pontuou o estudante que fez o curso de Processamento de Pescados na Escola Móvel de Piscicultura e Frigorífico do Idep. “Terminei o ensino médio e estou ampliando meus conhecimentos”, concluiu o aluno, que está  determinado em prosseguir com os estudos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)