Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura inicia entrega dos livros do Programa para Paz nas Escolas


A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta quinta feira (1° de março) a entrega dos livros didáticos do Programa de Educação para a Paz nas Escolas. Diretores dos estabelecimentos de ensino localizados na zona urbana da Capital receberam o material diretamente do almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nas escolas da zona rural, a entrega dos livros será feita na próxima terça feira (6).

Conforme informou a coordenadora do programa, Suzana Rodrigues da Costa, 66 escolas municipais estão inseridas nessa ação da prefeitura, que vai atender um total de 23 mil crianças do 1° ao 4° ano do ensino fundamental. Cada aluno receberá um livro específico para a sua série, que será utilizado durante o ano todo. “Os professores já foram capacitados e devem trabalhar com os livros imediatamente”, informou.

A coordenadora explicou que o programa estabelece uma aula por semana sobre a Educação para Paz nas Escolas, mas esse trabalho deverá ser feito de forma transversal, sempre fazendo um “link” com as demais disciplinas. “São livros que ensinam as crianças a trabalharem suas emoções e compete aos educadores escolherem o melhor momento para transmitir os conteúdos. Os professores, no entanto, devem seguir a metodologia de ensino que aprenderam durante o curso de capacitação”, disse.

Os destinados aos alunos do 1° ano são mais ilustrativos, os do 3° trabalham as curiosidades sobre as regiões do Brasil. Já o material do 4° ano aborda luta, força e agressividade, sempre visando o controle emocional das crianças nas mais diversas situações. No decorrer do ano, de acordo com Suzana, haverá acompanhamento pedagógico para verificar as mudanças no comportamento dos estudantes e o nível de aprendizado. Segundo ela, pesquisas indicam que o programa também contribuiu para melhorar o rendimento escolar dos alunos.

Foram investidos cerca de um milhão de reais no Programa, que foi implantado na rede de ensino municipal em 2011, sob a responsabilidade do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade). No ano passado o Educação para Paz nas Escolas atendeu 10.102 alunos. Como a avaliação positiva feita com pais, estudantes e professores, a prefeitura decidiu ampliar a sua abrangência.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)