Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Senac abre novas inscrições para cursos gratuitos em Comércio Exterior e Turismo

Oferta de cursos é resultado da parceria com o Governo Federal


Senac abre novas inscrições para cursos gratuitos em Comércio Exterior e Turismo - Gente de Opinião

Mais uma excelente oportunidade para quem busca qualificação profissional em setores que oferecem grandes oportunidades de emprego! O Senac, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o programa Raízes Comex, anuncia a abertura da segunda oferta de cursos gratuitos na área de Comércio Exterior. Além disso, o Senac abriu inscrições também para a segunda etapa de cursos gratuitos voltados à qualificação profissional no setor de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur).

 

Comércio Exterior

A formação em Comércio Exterior visa impulsionar a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, além de oferecer novas perspectivas de carreira. Nesta etapa, estão sendo oferecidos os seguintes cursos:

· Qualificação Profissional em Assistente de Serviços de Comércio Exterior: 60 vagas, distribuídas entre Recife (PE), Salvador (BA) e Vitória (ES). As inscrições nestas localidades seguem abertas até 5 de maio de 2025.

· Curso Técnico em Comércio Exterior: 20 vagas, disponíveis no Rio Grande (RS), com inscrições também até 5 de maio de 2025.

Público-alvo: as vagas são destinadas, prioritariamente, a pessoas negras (pretas e pardas), a partir de 16 anos, com renda familiar de até dois (2) salários-mínimos per capita. As vagas remanescentes serão abertas aos demais públicos, ampliando o acesso à qualificação.
 

Os interessados em participar dos cursos de Comércio Exterior devem realizar a inscrição acessando este link: Mais informações sobre a parceria MDIC e Raízes Comex podem ser obtidas no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços .

 

Setor de Turismo

A parceria entre o Senac e o Ministério do Turismo (MTur) oferece um total de 1.840 vagas gratuitas, em diversos cursos de qualificação profissional nesse segmento, distribuídas nas seguintes regiões:
 

Região Norte: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Região Nordeste: Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Região Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

As inscrições para os cursos de Turismo podem ser feitas até o dia 25 de abril de 2025. Os interessados nesses cursos devem se inscrever pelo link oficial dos cursos. Mais informações sobre a parceria MTur e Senac podem ser obtidas no site do Ministério do Turismo .

Para mais informações sobre as vagas oferecidas em cada cidade, procure o Senac da sua região.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

XVIII Dia de Campo das Agrárias reúne acadêmicos, produtores e comunidade na Fazenda Escola FIMCA

A Fazenda Escola FIMCA recebeu neste sábado (13) a 18ª edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que reuniu acadêmicos, professores, produtores ru

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia de Rondônia é fundada por acadêmicos de Medicina da Faculdade Metropolitana

A Faculdade Metropolitana passa a contar com mais um importante projeto acadêmico voltado à formação médica e ao desenvolvimento científico. Fundada

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

Instituto Federal de Educação acata recomendação do MPF para aperfeiçoar editais de seleção em Rondônia

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)