Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Florestas e Mudanças Climáticas em discussão no painel do TCE-RO



As mudanças generalizadas do clima mundial nos últimos 50 anos têm sido a causa principal da preocupação global, devido aos impactos gerados por essas modificações, afirmou o especialista da Sedam, Eraldo Matricardi, ao falar sobre o tema "Florestas e Mudanças Climáticas" durante o Painel Amazônico promovido pelo Tribunal de Contas do Estado para comemorar os 25 anos de funcionamento da instituição.

Segundo ele, em relação à cobertura florestal global nas Américas Sul e Norte, seguidas pela Rússia, tem maior percentagem de fronteiras florestais (pelo menos 20%), quando comparado com sua cobertura florestal original.

Matricardi acrescentou que na Amazônia, a preocupação com a importância da floresta tropical deve-se ao avanço do desmatamento nas últimas décadas, que foi bastante significativa. A redução florestal até 2007 é calculada em 14,5%, o que equivale a aproximadamente três vezes o tamanho do estado de Rondônia.  Em Rondônia esse índice foi de 32,7%.

Ações positivas

Matricardi falou ainda sobre como aconteceu a degradação florestal e o uso da terra no período de 1992 a 2004 e quais são as ações que a Sedam vem realizando para a recuperação florestal juntamente com parceiros.

Ações como o incentivo ao cadastro e licenciamento ambiental nas zonas rural e urbana; monitoramento, controle e fiscalização ambiental dos recursos hídricos e florestais, do desmatamento e das queimadas, indústrias, demais empreendimentos e unidades de conservação; implementação do zoneamento eco-ecológico; educação ambiental; fomento e expansão do reflorestamento de matas ciliares e dos recursos pesqueiros.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)