Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron reafirma parceria com a Bolívia para proteger as criações de gado


 

Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), se reuniu em Guajará-Mirim com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Servicio Nacional de Acuidad Sanitaria y Inocuidad Alimentar (Senasag/Bolívia) e a Federación de los Ganaderos do Beni (Fegabeni). O objetivo do encontro foi a apresentação dos resultados alcançados durante o 16º Ciclo de Vacinação contra a Febre Aftosa em Bovinos e Bubalinos, realizado durante o mês de dezembro do ano passado, nos 1.444 quilômetros de fronteira que separam Rondônia e Bolívia.

Participaram do encontro o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, o médico veterinário, Fernando Diehl, que representou o MAPA, além de Carlos Peñaranda, diretor do Senasag, e de pessoas ligadas ao setor produtivo dos dois países. Na oportunidade, os participantes discutiram ações conjuntas a serem desenvolvidas pelos serviços veterinários oficiais dos dois países, principalmente na área que separa Rondônia e o departamento do Beni, no território vizinho.

Os técnicos bolivianos e brasileiros expuseram o relatório com as metas atingidas durante o Ciclo de Vacinação. Foram imunizados mais de oito mil animais nas propriedades da Bolívia. Também houve a apresentação de toda a estrutura colocada em campo, como número de servidores da Idaron e Senasag envolvidos na vacinação, barcos quero-quero (de uso da Idaron), voadeiras, motos, veículos, combustível, entre outros.

O presidente da autarquia que cuida da sanidade animal de Rondônia reafirmou o compromisso de manter a parceria com a Bolívia para proteger as criações de gado do país vizinho. "Nesta reunião, já foi programada a doação de material de divulgação, como cartazes e panfletos, treinamento de médicos veterinários, além do oferecimento de toda a estrutura da Idaron para o 17º Ciclo de Vacinação na Bolívia, que deve acontecer até o final do primeiro semestre deste ano", apontou Augustinho Pastore.

No final da atividade, os representantes da Idaron, MAPA e Senasag assinaram um termo de compromisso para realização de ações de sanidade animal entre os dois países.
 

Fonte - Felipe Corona – MTb 919/RO

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)