Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

IPHAN lança a 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade


  
Evento valoriza ações de proteção, preservação e divulgação do  patrimônio cultural brasileiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN ,  vinculado ao Ministério da Cultura, lança a 22ª edição do Prêmio  Rodrigo Melo Franco de Andrade.        A participação está aberta a  empresas, instituições e pessoas de todo o país e as inscrições podem  ser feitas até o dia 11 de maio nas Superintendências Regionais do  Iphan.IPHAN lança a 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - Gente de Opinião

Em Rondônia, as ações serão pré-selecionadas por uma comissão  presidida pelo Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre,  Beto Bertagna e constituída por representantes de diversas áreas  culturais do Estado.

As ações selecionadas em todo o país serão analisadas pela Comissão  Nacional de Avaliação, formada pelo Presidente do Iphan, Luiz Fernando  de Almeida e por representantes de instituições do Governo Federal e  outras entidades ligadas à preservação do patrimônio cultural.

O prêmio está dividido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou  Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de  Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio  Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.

Cada ação poderá ser inscrita em somente uma categoria. Os candidatos  devem apresentar as ações em forma de dossiê, datilografado ou  impresso em ambiente word. Ao dossiê, é necessário agregar elementos  iconográficos, audiovisuais ou qualquer outra espécie de material  ilustrativo ou produto ? elementos que possibilitem a plena  caracterização da atividade ? tais como: desenhos, fotografias,  slides, mapas, cartazes, folhetos, revistas, livros, fitas cassete e  de vídeo, cd rom, cd, dentre outros. Os participantes devem apresentar  também um resumo da ação ? no máximo duas páginas de 30 linhas ? com o  objetivo de facilitar a divulgação.

Os vencedores serão anunciados durante o mês de julho, juntamente com  a data e local onde acontecerá a cerimônia de entrega das premiações.  

O prêmio é constituído de um troféu, um certificado e 20 mil reais.O prêmio foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção,  preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Seu nome é  uma homenagem ao primeiro dirigente da instituição, que em 1936, por  indicação de Mário de Andrade e Manuel Bandeira, foi convidado pelo  Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema a organizar e dirigir o  Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Em Porto Velho a sede da Superintendência do IPHAN é na Av. Presidente  Dutra nº 2234 e o telefone é (69) 3223 5490. O edital também está  disponível no endereço eletrônico www.iphan.gov.br.

Fonte: Alberto Bertagna
Superintendente Regional em Rondônia e Acre
16a Superintendência Regional/IPHAN (RO/AC)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)