Sábado, 21 de fevereiro de 2009 - 22h17
A temperatura observada no centro-sul do Estado neste sábado merece destaque devido à baixa amplitude térmica. Desde o último evento de friagem em 2008, não se registrava máximas tão baixas.
Daniel Panobianco Rondônia não está sob influência de friagem, tampouco de vento frio soprando do quadrante sul. O sertanejo local diz que, "em ano de invernada na época da chuva, o frio será intenso na friagem". Se a regra tem valia, isso só daqui a dois, três meses saberá, mas o fato é que as temperaturas registradas neste sábado foram dignas de dias de friagem.
Em Ji-Paraná, a mesma não passou de 23,5°C, sendo a mínima de 21,5°C, na estação da SEDAM. Essa foi a menor amplitude térmica diferença entre mínima e máxima - em dois anos na região.
A última menor temperatura máxima foi registrada no dia 21 de setembro do ano passado, durante a nona friagem, com apenas 23,4°C. O recorde de menor máxima em 24 horas em 2008 ocorreu no dia 31 de maio, com apenas 18°C.
Em janeiro desse ano, registrou-se a menor temperatura máxima no dia 28, com 26,6°C e nesse mês, a menor máxima era de 26,5°C, registrada nos dias 9 e 17.
Em Cacoal, o dia também foi bastante ameno. A máxima registrada na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foi de apenas 23,4°C às 17 horas (local). A menor temperatura máxima registrada nesta estação é de 22,9°C, no dia 21 de setembro de 2008. A mesma foi aberta em julho do ano passado.
Já em Ariquemes, a máxima do dia ocorreu à noite. Em outra estação do INMET, os termômetros registraram 25,2°C às 19 horas (local). Outras cidades também tiveram um dia de temperaturas amenas, porém sem recordes.
Dados: INMET SEDAM
Fonte: De olho no tempo
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental
Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho
Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes
Quarta-feira, 17 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)